Connect with us

DESTAQUES

Educação de Vila Nova do PI promove formatura dos Doutores do ABC

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite do último sábado (03), a solenidade de formatura dos Doutores do ABC 2022, com os alunos da Pré-Escola II das Unidades Escolares Professor Osvaldo José de Araújo (Professor Osvaldo) e Plágida de França.

Conduzida pelo cerimonialista Iago Sousa, a formatura foi realizada com o tema: “Aquarela” e homenageou as professoras Maria Rivanilda de Sousa, Maria Marlene Leal Bento Sousa e Lucimar Maria da Silva Bezerra, responsáveis pela formação educacional dos alunos.

A formatura do ABC foi apadrinhada por Rômulo de Alencar Silva (padrinho) e Maria Carolina Rocha Brito (madrinha). O patrono da turma foi José Jovelino da Silva Filho e o paraninfo Levi Jesus Leal Abreu.

14 alunos colaram grau pela turma “Antônia Maria de Alencar Silva” neste ano de 2022. São eles: Ayla Maria da Luz Leal Brito, Geraldo Macêdo Barbosa Neto, Heloisa França Machado, Ianny Luz Brito, João Marcos Lopes Araújo, Luiz Felipe Leal Sousa, Lucas Bem Cardoso Lima, Lunna Sophia Lima Sobrinho, Maria Isabely Vitorino Araújo, Maria Vitória Silva Oliveira, Nícolas Sousa Abreu, Pedro Henrique Luz Leal, Pedro José de Sousa Lima, Pedro Júnior Almeida Leal.

Após a execução dos hinos, houve apresentação cultural e colocação das becas pelas mães dos formandos.

O prefeito Edilson Brito esteve presente, agradeceu pelo empenho e cuidados por parte das professoras e saudou a mesa de honra mencionando todos que compuseram o dispositivo. Na ocasião o gestor disse que a homenageada, Antônia Maria de Alencar Silva, era merecedora pelo trabalho prestado e destacou também que a festa era mais uma forma de valorizar as crianças.

A diretora da creche Professor Osvaldo, Alicinete Bezerra, em seu discurso, saudou as autoridades, agradeceu as equipes docentes da Secretaria de Educação, bem como a gestão municipal e estendeu gratidão as crianças.

Diretoras Alicinete e Luzia

“Vocês vencerão todas estas etapas que são feitas de alguns momentos, que marcarão os desafios. Hoje vocês estão de parabéns, pois vencerão todas elas. Neste ano cada um de vocês brilhou como uma estrelinha. Cada momento vivido tornou para mim melhor momento. Afirmo que saudades sentirei de vocês, das conversas na sala da diretora, nas brincadeiras e risadas no parquinho, na hora do recreio, de tudo o que vivemos e passamos juntos. Afinal foram 5 anos de histórias vividas e contadas com amor, dedicação a cada dia a cada mês e ano”, destacou.

Luzia Francisca é diretora da Unidade Escolar Plágida de França. A docente declarou alegria e parabenizou todos os formandos.

“Nós educadores e toda a equipe da Escola Plágida de França desejamos que a partir de hoje vocês possam trilhar um mundo letrado, repleto de grandes desafios, que envolvem a escrita, a leitura, interpretação, o cálculo. Que ao longo de todo este tempo, aprenderam com muito afinco, responsabilidade, amor e muita dedicação. A nossa Escola se sente orgulhosa por poder compartilhar esse momento. Agradecemos a Deus, a vocês, a família, aos amigos, aos coleguinhas e toda equipe pedagógica pela paciência, carinho, dedicação nesta etapa de suas vidas: o 1º ciclo conclusão do Ensino Infantil. Deixo esta frase para que vocês reflitam, como forma de demonstrarmos nosso carinho e gratidão. Parabéns, formandos e que a estrada se abra à sua frente”, disse.

A secretária de Educação, professora Antônia Maria, homenageada pela turma, iniciou seu pronunciamento saudando o prefeito Edison e a primeira-dama Ana Carolina, e parabenizou as crianças que concluíram a primeira etapa na vida educacional.

Além disso os agradecimentos proferidos pela gestora foram estendidos às famílias dos alunos, equipe de docentes da secretaria e das escolas, além do vice-prefeito Belim, bem como aos servidores das unidades de ensino.

Antônia revelou que ficou bastante emocionada pela homenagem que recebeu dos formandos. “Só tenho a agradecer a todos pelo reconhecimento desses 25 anos de trabalho prestado na Educação de Vila Nova do Piauí. Ao prefeito Edilson eu agradeço de coração pela oportunidade e confiança em mim para gerir a Secretaria de Educação”, agradeceu.

Professora Ana Maria, coordenadora da Educação Infantil, também fez uso da palavra. Na ocasião saudou a mesa de honra em nome do prefeito Edilson e do vice-prefeito Manoel Bernardo (Belim), da primeira-dama Ana Carolina e a homenageada Antônia Maria de Alencar Silva.

Publicidade

Em entrevista, Ana Maria parabenizou o doutores do ABC por mais uma etapa concluída na vida estudantil e que agora vão para o ciclo de alfabetização com letramento de leitura e escrita.

“Quero agradecer aos queridos professores pelo compromisso e dedicação em educar nossas crianças, assim como as famílias que nos ajudaram até aqui, aos gestores escolares, bem como a todo o corpo docente das escolas Osvaldo José de Araújo (Professor Osvaldo) e a Plágida de França. Mais uma vez quero aqui agradecer ao prefeito Edilson por ter confiado este cargo onde trabalho com todo carinho e dedicação”, disse Ana Maria.

Biografia

Antônia Maria de Alencar Silva é professora efetiva desde 1997. Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), pós-graduada em Planejamento e Políticas Educacionais pela Universidade Regional do Cariri – URCA e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Antônia foi uma das primeiras professoras da Educação Infantil de Vila Nova do Piauí, como também do Ensino Fundamental Anos Iniciais. “Professora alfabetizadora.” Ela foi assistente de bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré, além de defensora e incentivadora da leitura e da escrita das crianças, através de elaboração e execução de projetos educacionais.

A homenageada com o nome da turma de 2022 foi coordenadora municipal da Educação Infantil Anos Iniciais – e de vários programas voltados para a alfabetização como: Escola Ativa, PCN’s em Ação (Educação Infantil), Palavra de Criança e PNAIC. Incentivadora da primeira festa dos Doutores do ABC em 2005, sempre acreditou no potencial das crianças e é chamada carinhosamente de Tia Toinha por onde passa até hoje. Atualmente ocupa o cargo de secretária municipal de Educação.

Publicidade

Durante a solenidade fizeram uso da palavra: as professoras homenageadas, Maria Rivanilda de Sousa, Maria Marlene Leal Bento Sousa e Lucimar Maria da Silva Bezerra; a primeira-dama, Ana Carolina; o vice-prefeito, Belim; o vereador e presidente da Câmara, Roberto Moura; e Geane Alaide de Sousa que representou as demais mães.

O aluno João Marcos Lopes Araújo orador em nome da turma “Antônia Maria de Alencar Silva” fez dicurso de agradecimento.

A dedicatória em nome da turma foi proferida pela aluna Ayla Maria da Luz Leal Brito.

Os agradecimentos aos professores, pais, diretores e funcionários foram pronunciados pelo aluno Pedro Henrique Luz Leal.


CONTEÚTO RELACINADO

FOTOS | Festa ‘Aquarela do ABC’ em Vila Nova do Piauí


Além das autoridades já citadas também estiveram presentes: o vice-prefeito Manoel Bernardo Leal; o ex-prefeito Arinaldo Leal; as secretárias escolares: Valéria Leal de Sousa, Maria Eline de Moura; os secretários da administração municipal: Adelino Oliveira (Meio ambiente), Edinete Maria Brito (Controle interno), Erivan Edmundo Brito (Governo), Gilberto Lima (Administração); Eslândio Leal (Finanças); Miquéias Carvalho Rodrigues (Cultura), Kátia Leila (Saúde), Almerinda Tadeuza da Luz Leal (Assessora Técnica da Saúde); as representantes das Escolas: Alicinete Maria  Bezerra, Luzia Francisca de Jesus; a representante da Biblioteca, Thalia Inácia de Oliveira; o representante das Igrejas Evangélicas, Pastor Eliel de Sousa Nunes; a representante do Conselho Tutelar, Elisângela Silva Lima; os vereadores Roberto Moura, Flávio Sousa, Deijano Lima, Crégio França e Dorgivaldo Lima; o supervisor da Guarda Civil em Paulínia – SP, Edílson Abreu, entre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS