Connect with us

Vila Nova do Piauí

Cultura de Vila Nova cria Conselho e apresenta Lei Paulo Gustavo

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (07), a Secretaria Municipal de Cultura de Vila Nova do Piauí criou o Conselho Municipal de Política Cultural e apresentou aos membros do órgão a implementação da Lei Paulo Gustavo.

Lei Paulo Gustavo: A Lei Complementar nº 195/2022 foi aprovada durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

A Lei regulamenta a destinação de verbas da União para estados e municípios, que por sua vez, têm a tarefa de gerir a seleção pública de projetos de arte e cultura que poderão ser beneficiados pelos editais.

A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Cultura e teve início às 08h30min. A programação começou com a secretária de Cultura, Cícera Geovania, desejando as boas-vindas a todos os presente e apresentando a Lei Paulo Gustavo e o seu objetivo.

Em seguida, houve as indicações para a criação do Conselho de Cultura conforme a Lei Municipal de nº 159/2013.

Publicidade

O Conselho de Cultura é composto por um membro titular e um suplente, que representam as Secretarias de Cultura, Educação Esporte e Lazer, Assistência Social, Saúde; Sistema Municipal de Biblioteca, Livro, Leitura e Literatura; os Setoriais Artes visuais, Artesanato, Audiovisual, Música, Teatro, Dança, Cultura Afro Brasileira; Sistema Municipal de Biblioteca, Livro e Leitura e Setorial de Arte Visual.

Os membros titulares e suplentes são: Franklimara Rocha, Janaina Cardoso; Katia Leal, Francisco Silva; Thallys Lopes, Matheus Araújo; Apolonio Leal, Gilvan França; Genislândia Alencar, Mardene Silva; José Antônio, Robert Silva; Jailson Leal, João Leal; Marcilene Tomaz, Geane Sousa; Thalia Oliveira, Cleidiane Oliveira; Luiz Flávio, Luis Leal; Taynara Silva, Paulo França; Antônia Maria, Jhônatas Luz; Josefina Leal e Silvano Silva. A presidente do Conselho é a secretária de Cultura Cícera Geovania e a suplente Janete dos Santos; secretária geral, Maria Gorete e a suplente Jasmira Leal.

A secretária de Cultura Cícera Geovania, aborda o objetivo da Lei Paulo Gustavo para o município de Vila Nova.

“A Lei Paulo Gustavo vem para o município com o objetivo de valorizar os artistas locais, os músicos, o artesanato, todos os fazedores de cultura. Ela vem com os recursos já destinados e também destaca muito a questão audiovisual, as produções artísticas, peças, imagens, vídeos, filmes. Cada município tem a liberdade fazer seus editais de acordo com suas necessidades”, disse.

Ela ainda explica sobre o recurso da Lei Paulo Gustavo aos artistas.

“Graças a Deus o nosso município tem de vários artistas e fazedores de cultura em várias linhas. A intenção do município quando estiver com o edital pronto é de contemplar todos aqueles que estão envolvidos diretamente à cultura. Os editais estão em produção, mas como o Conselho Municipal é um órgão de acompanhamento técnico de formação sobre todo processo da Política Municipal de Cultura, então iniciamos sobre o recebimento do recurso e também explicando as diretrizes das leis. Em outro momento, todos os artistas que têm direito, serão chamados para realizarem seus cadastros”, explicou.

Publicidade

Mais imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS