Connect with us

DESTAQUES

No Dia do Trabalhador, presidente do STRAAF de Vila Nova fala sobre desafios e conquistas

Publicado

em

Na data de 1º de maio é celebrado o Dia do Trabalhador em todo o Brasil e no mundo. Nesta sexta-feira (1º), a sindicalista, Sandra Leal, presidente do STRAAF- Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Vila Nova do Piauí, falou sobre os principais desafios encontrados ao longo de uma ano e elencou também algumas conquistas pela classe trabalhadora.

Sandra Leal enfatizou que as lutas sindicalistas permanecem em meio à pandemia do novo coronavírus, através de lives e outros meios, por conta da proibição de eventos como forma de evitar aglomeração de pessoas.

“O Sindicato está acompanhando toda a luta do movimento sindical através de “lives” em reivindicações de combate ao coronavírus junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, em especial referentes aos trabalhadores rurais”, disse.

“Mesmo diante da pandemia, o trabalho acontece por telefone, através das notas, ofícios e reivindicações. Os trabalhadores podem ficar tranquilos porque eles estão sendo representados todos os dias e temos que defender nossos direitos para que possamos resistir e prosseguir”, afirmou.

Conquistas

Publicidade

Entre as conquistas destacadas por Sandra Leal, está a não inclusão dos trabalhadores rurais na Reforma da Previdência que estava em pauta no ano passado.

Na data de 1º de maio de 2019, em protesto, o STRAAF de Vila Nova realizou a caminhada dos trabalhadores reivindicando a não inserção dos mesmos nas medidas da reforma.

“A maior conquista em 2019 foi quando conseguimos através das nossas lutas e mobilização, que os trabalhadores rurais ficassem fora da reforma. Nossa luta valeu a pena porque desde quando se falou em Reforma da Previdência houve movimento sindical lutando contra”, relatou.

Na mesma ocasião conforme lembrou a sindicalista, no dia da manifestação foi o momento de lançamento da Marcha da Margaridas para o dia 06 de maio no Piauí. Em Brasília o evento que reuniu mais de 100 mil pessoas aconteceu nos  dias 12 e 13 de agosto.

Trabalhadores rurais protestam contra reforma da previdência no dia 1º de maio de 2019 em Vila Nova do Piauí.

“Nossa resistência foi outra conquista, que mesmo em um governo inimigo de trabalhadores conseguimos manter nossa representação através das mobilizações e realizar a maior ação de massa do país que foi a Marcha das Margaridas, em agosto do ano passado com 100 mil pessoas em Brasília”, pontuou.

Publicidade

A sindicalista enfatizou que durante o período de um ano que corresponde a maio de 2019 e maio de 2020, uma conquista que merece destaque é o fortalecimento da Agricultura Familiar e o compromisso com a luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência.

Desafios

Um dos desafios elencados foi exatamente a resistência, de acordo com Sandra, à um governo inimigo de trabalhadores.

“Durante esse ano todo, umas das maiores conquistas foi o compromisso e a resistência em lutar para que nossa classe não perda todos os direitos. A luta não para e as articulações no Congresso Nacional acontecem diariamente porque senão o estrago seria bem maior. Lamentamos em dizer, mas é um governo de retrocesso para toda nossa classe”, desabafou.

Sandra Leal lamenta que as medidas que estão tramitando para Reforma da Previdência são desvalidas e prejudiciais para os trabalhadores em várias classes durante manifestação do ano passado no Dia do Trabalhador.

Por conta da pandemia do novo coronavírus que já matou mais de seis mil pessoas no Brasil e 234 mil no mundo, a Caminhada, café da manhã e missa do trabalhador, marcada para hoje, sexta-feira, 1º de maio de 2020, em Vila Nova do Piauí, em alusão ao Dia do Trabalhador, foi cancelada.

Publicidade

Trabalhadores tomam café da manhã ao chegarem na sede do STRAAF de Vila Nova, na manhã de 1º de maio de 2019

“A missa do trabalhador seria em agradecimento pela boas chuvas e um bom inverno que Deus tem mandado para molhar nossa terra. Os agricultores conseguiram produzir muito estão ai com uma boa safra. Ao mesmo tempo pedimos a ele [Deus], sabedoria, fé e coragem para resistirmos a todas as formas de opressão do governo e de retrocesso. Não é fácil. A cada dia o governo cria uma medida provisória para retirar o direito dos trabalhadores e com certeza os trabalhadores rurais são os mais afetados”, ressaltou.

Missa celebrada na sede do sindicato em Vila Nova do Piauí, no dia 1º de maio de 2019, pelo padre Gildo Coelho, em alusão ao Dia do Trabalhador.

Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as atividades do Sindicato não podem ser realizadas de forma presencial na sede da instituição e nem haver também manifestações.

Para atendimentos de demandas urgentes, o trabalhador pode entrar em contato através do telefone (89) 9 9433-1537

No dia 1º de maio de 2019, manifestantes erguem faixas e cartazes em protesto contra a Reforma da Previdência, em frente a sede do sindicato.

A mensagem

Sandra Leal deixa a recomendação para as pessoas e reforça a importância do uso de máscaras e da permanência das pessoas em suas casas.

Publicidade

“Lembrar que é bom ficar em casa quem poder e atentar para o uso de máscaras ao sair quando necessário. É uma maneira de proteger nossa vida e a do próximo, e logo estaremos livre desse vírus, com fé em Deus”, recomenda.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Vila Nova do Piauí, parabeniza todos trabalhadores do campo e da cidade. “Parabéns a todos os trabalhadores que com o suor derramado do rosto alimentam o nosso país”, concluiu a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vila Nova do Piauí.

Matéria Relacionada: – Em Vila Nova, trabalhadores promovem manifestação contra Reforma da Previdência; fotos


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS