Connect with us

Vila Nova do Piauí

Secretaria de Saúde de Vila Nova vai realizar vacinação anti-rábica para cães e gatos. Veja cronograma!

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em ação conjunta com a Vigilância em Saúde irá realizar a campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos. A campanha terá início no próximo dia 27 do corrente mês e se estenderá até o dia 12 de novembro.

De acordo com o enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho, a vacinação acontecerá nas residências. A Secretaria de Saúde de Vila Nova disponibilizou cronograma de vacinação por Agente Comunitário de Saúde e sua respectiva área.


27/10- Área de Genivaldo
29/10- Área de Mercês
03/11- Área de Josimar
05/11- Área de Antônio Claro
06/11- Área de Clenilda
09/11- Área de Joana Neta
10/11- Área de Ivanilda
12/11- Área de Apolônio


De acordo com a médica veterinária, Camile Fauro, a raiva é uma doença causada pelo vírus que afeta o sistema neurológico do animal e apresenta fases distintas como raiva furiosa, raiva paralítica e raiva digestória.

“Quando um animal infectado passa o vírus para um animal sadio há um prazo de 10 dias para apresentar os primeiros sintomas da doença como agressividade, mudança de comportamento, salivação excessiva e também o animal passa a buscar lugares escuros

Publicidade

A médica destacou que os músculos da saliva param de funcionar e então ele não consegue mover o sistema de deglutição, tomar água, comer. Dessa forma o animal fica apático, tem vômito e diarreia.

Formas de transmissão

A transmissão ocorre por meio da mordida de um animal infectado onde a saliva é penetrada no animal sadio. Os principais transmissores para os cães e gatos são os animais silvestres como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

Tratamento e prevenção

A médica disse que a raiva não tem tratamento e a principal forma é a prevenção contra doença, através da vacinação anual de cães e gatos.

Publicidade

Idade

O protocolo vacinal é a partir dos três meses de idade e o reforço é sempre anual.

Recomendação em casos de adoção

A recomendação da profissional é que em caso de adoção se o gato ou cão já tem uma certa idade e não se sabe se ele foi vacinado, o correto e levar até o veterinário onde fará todos os exames e assim verificará se está apto a receber as vacinas.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS