Connect with us

POLÍTICA

Governador começa reestruturação de toda a rede estadual de saúde

Publicado

em

Acontece nesta quinta-feira (23) o Seminário Estadual do projeto QualiSUS – Rede Piauí. A programação do evento segue durante todo o dia no Blue Tree Tower Rio Poty Hotel e promove uma grande discussão sobre a reorganização da saúde no estado, implantação das Redes de Atenção à Saúde e a proposta de criação dos consórcios.
O governador Wellington Dias participou da abertura do evento e explicou que hoje, além da dificuldade de dinheiro e transporte dos pacientes, o processo de deslocamento é muito desconfortável e desgastante para os mesmos.

“Este é um trabalho em parceria com o governo da presidenta Dilma e os municípios. Aqui o que estamos trabalhando é fazer com que os municípios tenham maior estrutura, mais equipamentos e mais recursos humanos. E o caminho é a Central de Regulação para que a gente possa dar conforto ao paciente que faz tratamento de diabetes, de câncer, por exemplo, e que eles possam se deslocar em condições melhores”, disse Dias.

A reorganização da saúde já começou com a capacitação de 1.200 profissionais da atenção básica, especialmente, no que diz respeito ao atendimento das famílias em situação de risco. Já sobre a metodologia dos consórcios trata-se de dividir as despesas na contratação dos serviços de forma a baratear os custos e garantir e permitir a contratação de serviços em média e alta especialidade em diversas áreas.

Para facilitar a gestão, o Piauí será dividido em 5 macroregiões: Parnaíba, Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos.  “A proposta é que tenhamos uma parceria entre os entes públicos de uma determinada região do nosso Estado. O Piauí será dividido em 11 territórios, que equivale as 11 regiões de saúde, onde nós tenhamos em cada região a parceria entre os municípios e o estado onde ações de consulta e exames especializados, que é a nossa prioridade momentânea, possam chegar nessas regiões que não tem”, é o que explicou o secretário de saúde Francisco Costa.

Sobre a parceria se estender para o município de Timon, que pertence ao estado do Maranhão o secretário comentou que é um ponto totalmente viável e que deverá ser incluído nas discussões de hoje.  “O consórcio dá a possibilidade de pactuação com outros municípios de outros estados, a princípio estamos pensando no nosso estado, mas poderemos discutir isso também. Agora, isso seria uma outra etapa, após bem estabelecido e consolidado, onde o município precisa aderir ao consórcio porque só acesso o serviço do consórcio os pacientes dos municípios que aderiram”.

Publicidade

 

Fonte: Vooz

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS