Connect with us

POLÍTICA

PEC 241: limite de gasto público será uma tragédia para o Brasil

Publicado

em

A PEC 241 já passou pela Comissão da Câmara, pela primeira votação em plenário e vai ser votada em segundo turno até o fim do mês com amplas chances de ser aprovada. Se passar por mais essa aprovação na Câmara Federal, a PEC será submetida ainda a mais duas votações no Senado. O sinal verde é quase certo.

“Mexer no investimento público, o Brasil que tem uma das taxas mais modestas em políticas sociais, é uma tragédia para o país. Os deputados da base do governo que se manifestavam na sessão que aprovou a PEC na madrugada da última terça-feira falavam de um país que na prática não existe. Falavam como se fosse a Suécia, a Noruega e que os serviços estivessem consolidados e que o que houvesse agora fosse uma gastança completamente descontrolada”, disse Juliano Medeiros, integrante da coordenação nacional do Psol.

PEC 241 faria Brasil perder R$ 741 bilhões na saúde

Na semana passada, a coordenadora de estudos de Saúde do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fabíola Sulpino Viera, foi forçada a pedir demissão depois de ter publicado um estudo em que traçava quatro possíveis cenários com a aprovação da PEC 241. Segundo as projeções, no pior dos quatro cenários, as perdas para o setor de saúde chegariam a R$ 743 bilhões.



Deputados empolgados com aprovação da PEC 241 – Foto: Lula Marques/ AGPT


PMDB defende medida proposta por Michel Temer

Para a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) não há riscos de perda de verbas para áreas sócias, em especial para saúde e educação:

“Essa PEC é muito importante porque permitirá organizar a economia do país na medida em que se limitam os gastos, mas não na área da educação e saúde. Tanto que nos exercícios desse ano e do próximo a saúde tem acréscimo, vamos gastar mais do que o previsto. Na educação também fizemos um entendimento com o governo que as duas áreas não podem jamais ser prejudicadas.”

A oposição acredita que a proposta poderá ser derrubana no Senado. O Piauí tem três Senadores. Ciro Nogueira(PP) deve votar a favor, Elmano Férrer (PTB), se mantiver a coerência, deverá votar contra. O voto de Regina Sousa(PT) certamente será desfavorável à PEC 241.

Publicidade

Fonte: br.sputniknews.com

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS