Connect with us

POLÍTICA

PEC 55 define rumos para o país, mas prejudica políticas públicas, diz secretário Merlong

Publicado

em

O secretário de Governo, Merlong Solano, disse hoje (14) que acredita que a aprovação da PEC 55 (Proposta de Emenda Constitucional) definirá os rumos do país, mas prejudicará políticas públicas em áreas como Sáude e Educação. A proposta foi aprovada ontem (13) em segunda votação no Senado Federal e estabelece o teto dos gastos públicos por até 20 anos.

Como pontos positivos, o petista destaca que contenção das despesas do setor públicos trará, por exemplo, a redução dos juros e inflação.

“A PEC tem o lado positivo e negativo. O aspecto positivo define o rumo que não é o que distribui renda, é o rumo de mercado que cresce concentrando renda. O país vai crescer, mas dentro do modelo antigo de concentração de renda”, disse Solano.

Em entrevista, ao Notícia da Manhã, desta quarta-feira (14), o secretário avaliou ainda a situação do país no governo da presidente Dilma Rousseff. Ele ressalta que o sistema político conduziu o país para um ‘beco sem saída’.

“O país elegeu uma presidente preocupada com crescimento e distribuição de renda, mas elegeu um Congresso comprometido com o neoliberalismo, o mercado. Esse Congresso decidiu não dar nenhum suporte para a presidenta que não conseguia aprovar nada e isso levou o país a descer de ladeira baixo”.

Publicidade

Ele disse ainda que, embora os rumos tomados não sejam o desejado por ele, agora o país saiu do clima de ‘total instabilidade’ vivido no governo Dilma.

“O atual Governo consegue indicar o rumo. Não é o rumo que eu gostaria, mas é melhor que a situação de total instabilidade que o país se encontrava. A pior coisa em um sistema em que o Governo Federal detém tanto poder é a incapacidade do Governo Federal definir políticas, ou seja, caracterizando falta de rumo. É como que um barco que fica no mesmo só dando volta em torno dele mesmo”, destacou Solano.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS