Connect with us

POLÍTICA

Presidente da Câmara toma posse após prefeito morrer de Covid-19 e vice não assumir o cargo em município do Piauí

Publicado

em

O presidente da Câmara dos Vereadores de São Braz do Piauí, José Nilson Ribeiro (Progressistas), tomou posse nesta terça-feira (17) depois que o prefeito Nilton Pereira Cardoso (MDB) morreu vítima de Covid-19 e o vice Gilson Braga dos Reis (MDB), o Gilsinho, não assumir o cargo. A cerimônia foi marcada por tumulto e fechamento dos portões.

A vaga de prefeito de São Braz do Piauí estava desocupada desde a morte de Nilton Pereira Cardoso no dia 5 de novembro. A juíza eleitoral declarou vago o cargo de prefeito e deu o prazo de 10 dias para o vice-prefeito assumir a Prefeitura.

Segundo o advogado do presidente da Câmara, Nilon Eduardo, a Câmara Municipal marcou sessão solene no dia 10 de novembro para que o vice Gilsinho tomasse posse do cargo de prefeito, no entanto, ele não compareceu.

“O prazo de 10 dias encerrou no domingo, dia 15, mas devido às eleições, a Câmara estendeu até segunda-feira, dia 16, e mesmo assim o vice-prefeito não tomou posse. Diante disso, a Constituição Federal prevê que na vacância do cargo, a ordem de sucessão é o presidente da Câmara quem deve assumir a vaga”, informou o advogado.

Vídeos feitos por populares mostram o tumulto na Câmara Municipal durante a cerimônia de posse desta terça-feira, que contou com a presença de Gilsinho, que continuará como vice-prefeito da cidade. Os portões da Casa chegaram a ser fechados para evitar aglomeração, segundo o presidente.

Publicidade

A defesa do prefeito empossado José Nilson informou que vai acionar o Ministério Público para retirar os secretários nomeados pelo prefeito falecido, que estariam movimentando as contas da Prefeitura de forma ilegal.

G1 procurou o vice-prefeito Gilson Braga dos Reis, mas ele não foi encontrado para explicar porque não tomou posse do cargo.

Prefeita eleita

Nos próximos quatro anos, a prefeita de São Braz do Piauí será Deborah Cardoso (MDB), filha do prefeito Nilton Pereira Cardoso (MDB), que morreu por Covid-19. Ela obteve 57,76% dos votos válidos e derrotou o candidato Papinha (PP), que recebeu 38,45% dos votos.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS