Connect with us

DESTAQUES

Número de mortes por afogamento na região de Picos chega a 7 e Corpo de Bombeiros faz alerta; relembre os casos

Publicado

em

Neste ano, já foram registradas sete mortes por afogamentos em municípios da região de Picos. O último caso aconteceu na tarde de ontem (16), quando um jovem de 26 anos se afogou na Barragem da Prainha, situada na zona urbana da cidade de São Julião.

Matéria relacionada:

Primeira morte

A primeira morte por afogamento foi registrada no município de Marcolândia, na manhã do dia 10 de março.

Francisco Janaildo de Sousa, de 35 anos, morreu no momento em que tentou atravessar o açude público de um lado para o outro, quando sentiu cansaço e começou a se afogar, pedindo socorro, e em seguida afundou e não retornou. As informações foram repassadas por um amigo à vítima para a Polícia Militar.

Matéria relacionada:

Caso Samuel Geovane

Outro caso que ganhou grande repercussão foi do engenheiro civil Samuel Geovane, que foi levado pela correnteza após tentar atravessar um dos pontos da rodovia que dá acesso a cidade de Caridade do Piauí, mais precisamente na localidade Jequi, na tarde do dia 13 de março. O corpo de Samuel foi encontrado na manhã do dia seguinte.

A precoce morte de Samuel abalou toda a região e várias homenagens foram prestadas por familiares, amigos e conhecidos do engenheiro civil.

Matéria relacionada:

Corpo de engenheiro que foi arrastado pela água em Caridade do PI é encontrado

Em Massapê do Piauí

Já no município de Massapê do Piauí, um homem de 50 anos foi encontrado morto em um rio no dia 24 de março. Francemildo Santana Evangelista, o “Simildo”, como era popularmente conhecido, saiu de casa na tarde do dia anterior e disse aos familiares que ia pescar no rio que corta a cidade, no trecho conhecido como Rio de Cazuza, entre o centro e o bairro Espinheiro.

Publicidade

Devido a demora de “Simildo” em retornar para casa, populares iniciaram as buscas na manhã do dia 24. Por lá, foram encontradas a camisa e sandálias da vítima. Após a procura, o corpo de “Simildo” foi encontrado por volta das 10h.

Matéria relacionada:

Jovem morre afogado na Barragem do Estreito

Em 31 de março, o jovem natural de Marcolândia, Fabrício Dantas de Carvalho, de 18 anos, estava se divertindo com amigos em um banho na Barragem do Estreito, em Francisco Macedo, quando supostamente desapareceu ao tentar atravessar de uma pedra para a parede da represa. Horas depois a vítima foi encontrada sem vida e o corpo foi retirado das águas por populares.

A morte do jovem se tornou ainda mais destacada quando um vídeo que circulou nas redes sociais mostrava uma pessoa zombando da situação, uma vez que o corpo da vítima, se encontrava as margens da barragem.

Matéria relacionada:

IML recolhe corpo de jovem encontrado na Barragem do Estreito em Francisco Macedo

Morte na Barragem do Caboclo

O Corpo de Bombeiros do Estado Piauí resgatou o corpo de Manoel Lúcio da Conceição, mais conhecido como Manelinho, de 56 anos, no dia 09 de abril. A vítima desapareceu nas águas da Barragem do Caboclo, localizada na região de divisa dos município de Belém do Piauí e Padre Marcos.

A ação teve a participação de duas equipes do Corpo de Bombeiros, incluindo mergulhadores e barcos, que obtiveram êxito na missão após 5 horas de intensas buscas. Um dos mergulhadores informou à nossa redação que a vítima caiu em um buraco de 2 metros de profundidade.

Matéria relacionada:

Publicidade

Mergulhadores encontram corpo de homem que estava desaparecido na barragem do Caboclo; veja detalhes

Homem é levado pela correnteza em Jacobina

A cidade de Jacobina do Piauí também registrou um lamentável ocorrido. No dia 03 de abril um homem identificado por José Nilton de Sousa Santos, 35 anos, tentou atravessar a passagem molhada do povoado Juazeiro do Secundo, interior do município, quando foi levado pela força da correnteza.

O Corpo de Bombeiros e populares realizaram as buscas pela vítima. Apesar dos esforços, o corpo só foi encontrado no dia 05 de abril, a uma distância de 3 quilômetros da passagem molhada em que foi levado pela intensidade da correnteza.

Matéria relacionada:

Corpo de homem levado pela correnteza em Jacobina do Piauí é encontrado

Orientações do Corpo de Bombeiros

A nossa redação entrou em contato com o Corpo de Bombeiros do Piauí e o órgão repassou algumas orientações para evitar esse tipo de tragédia.

Publicidade
Corpo de Bombeiros de Picos

Segundo o Tenente Medeiros do Corpo de Bombeiros, é necessário buscar informações sobre o local de banho, de forma que a população evite áreas profundas e de correnteza, que são fatores de risco.

Outra observação importante é sempre ficar de olho em crianças, tendo em vista que são nelas em que a curiosidade de adentrar às águas se intensifica.

Além disso, o oficial destacou sobre nunca entrar no meio aquático após ter ingerido bebida alcoólica, pois esse fator diminui os reflexos e as pessoas subestimam a sua capacidade de nadar.

Portanto, é necessário que as orientações repassadas pelo Corpo de Bombeiros sejam levadas em consideração, para que a população evite outros tristes acontecimentos e desfrute do lazer em segurança.

Facebook

MAIS ACESSADAS