Connect with us

Alegrete do Piauí

Cinco novas conselheiras tutelares são empossadas em Alegrete do Piauí; fotos

Publicado

em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social realizou na manhã desta quinta-feira, 09 de janeiro, uma solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares de Alegrete do Piauí e seus respectivos suplentes, na Câmara de Vereadores.

Na ocasião, foram empossadas cinco conselheiras tutelares que assumem pela primeira vez o Conselho Tutelar do município. As profissionais terão um mandato de quatro anos, a ser encerrado em 2023. As conselheiras foram escolhidas através de um longo processo eleitoral unificado, que compreendeu várias etapas, dentre elas, a eleição, que ocorreu no dia 06 de outubro do ano passado.

Foram empossadas: Andreia de Oliveira Ferreira, Maria Suzana Ramos, Ana Karoline de Jesus de Souza, Géssica Maria de Sousa e Francisca da Conceição Brito. E seus respectivos suplentes: Anderson Jose Ramos da Silva, Maria Alba Regia Dias Carvalho, Nilza Maria da Silva, Paulo Sergio Andrade dos Santos e Francisco Sales da Silva Bezerra.

Durante a cerimônia foram convidados a compor a mesa de honra: o prefeito municipal que foi representado pelo secretário de Finanças, Gean Oliveira, a primeira-dama Andréa Sousa, representada pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Lilian Alencar, a presidente do CMDCA, Elaynne Maiara, o vereador e presidente da Câmara, Constâncio Ramos, representado pelo vice-presidente da Casa, Lucemberg Alencar, e a secretária de Assistência Social, Ariane Santos, que foi representada na mesa pela ex-secretária, Adricia Sousa.

Também estiveram presentes na solenidade, os vereadores: Firmino do Pedro, Erasmo Araújo e Luís Carlos, o secretário de Cultura e ex-conselheiro, Iago Sousa, a secretária de Saúde, Ana Carlla, e o secretário de Esportes, Dedito e o comandante do GPM de Alegrete, Cabo Osmaildo.

A cerimônia foi presidida pela secretária de Assistência Social, Ariane Santos, que em seu pronunciamento, falou da importância do Conselho Tutelar para a sociedade e zelo do cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e as funções dos conselheiros.

“É importante que as pessoas percebam que o Conselho Tutelar representa a própria comunidade e tem por missão estar sempre em alerta, para coibir qualquer ameaça ou violação aos direitos da criança e do adolescente e cumprimento dos consequentes deveres e obrigações estabelecidos em lei. A função principal do Conselho Tutelar consiste na fiscalização do cumprimento dos direitos previstos no ECA , sendo os seus membros os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários para a solução dos problemas referentes à infância e à adolescência. A premissa é de que o Conselho tenha uma presença muito próxima da população, vindo essa concepção do entendimento de que, muito mais do que um funcionário público, o conselheiro é alguém que tem relação com a comunidade e tem contato direto com as crianças”, disse.

Publicidade

Ariane Santos, ainda ressaltou: “Assim, o voto deve legitimar e empoderar esse personagem da comunidade. E a distância entre a prática e essa concepção generosa presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), se reflete na maior ou menor adesão da população na eleição do conselho. Sendo assim, faz-se necessária maior atenção do poder público na formação continuada de seus membros e no aparelhamento de sua infraestrutura, bem como no amadurecimento das relações institucionais. […] Que não falte sensibilidade e que as crianças e adolescentes de Alegrete do Piauí saibam que podem recorrer a vocês como guardiões dos direitos e em especial da prevenção. Que vocês honrem a confiança das famílias alegretenses e façam jus a essa missão que lhes foi dada! Boa sorte e conte sempre com a Secretaria Municipal de Assistência Social”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elaynne Mayara, saudou a todos em nome da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Lilian Alencar, e destacou: “É com imenso prazer que estamos aqui mais uma vez para celebrar este evento de posse. Sinto-me lisonjeada em estar à frente desse conselho. Declaro aberto este evento de posse. Façam um bom proveito desse cargo que lhes foi confiado. Acredito no potencial de vocês, e reafirmo a nossa parceria, para o trabalho, para a busca ativa, para a defesa dos direitos da criança e do adolescente”.

Representando todas as conselheiras empossadas, Maria Suzana Ramos, falou da emoção em fazer parte do Conselho Tutelar do município e agradeceu a todos e ressaltou a capacidade das colegas e destacou que juntas irão realizar um bom trabalho.

“É com grande alegria que hoje cinco mulheres tomam posse no conselho tutelar de Alegrete. Agradeço ao nosso Deus Criador, a Ele toda honra e glória, a ele que nos sustentou até aqui, e tenho certeza que seguirá nos guiando no caminho certo, pois juntas faremos um bom trabalho. Também agradeço às pessoas que nos receberam em suas casas; aos que nos concederam esses votos de confiança; aos colegas aqui presentes, onde tivemos uma campanha limpa, justa e com respeito. Espero contar com o apoio de vocês juntamente com a Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura e os demais. Nesse período de quatro anos de mandato sei que não será fácil, mas somos cinco mulheres fortes, e tenho certeza que somos capacitadas para desenvolvermos um bom trabalho em prol da luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Vamos deixar um bom legado no final desse mandato”, pontuou.

Iago Sousa, atual secretário municipal de Cultura e ex-conselheiro tutelar, convidado para uso da fala, relatou sobre as conquistas e dificuldades que enfrentou junto com Josiel Alves, Justina, Pedro e Anderson Ramos e também a sua suplente Alba Dias, no período que esteve no mandato.

Publicidade

“Uma cidade pequena como Alegrete, existem limitações financeiras, de transporte, de acesso ao Ministério Público, dentre outras. O que nos resta é a questão do bom-senso, da compreensão, da tentativa de superar de alguma forma estas limitações, com resiliência em saber que nunca estaremos com tudo 100%, e continuar lutando, com empatia, pelos direitos das crianças e adolescentes, mesmo havendo estas possíveis limitações. Graças ao bom-senso e a harmonia que existiu entre o Conselho e a gestão do prefeito Márcio e a primeira-dama Andréa, juntamente com a equipe do CMDCA e da Assistência Social, hoje o Conselho funciona em um estabelecimento devidamente adaptado às condições exigidas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e nas resoluções afins, além de aquisição de equipamentos que não existiam, como computador e impressora, internet, telefone e ainda conquistas salariais e a conquista do pagamento de diárias de deslocamento”, disse.

O ex-conselheiro que atuou por um ano Conselho até ser nomeado secretário de Cultura, parabenizou os novos membros eleitos para compor o órgão: “Estamos aqui hoje diante de cinco mulheres eleitas democraticamente, escolhidas pelo povo, para representar um órgão tão importante, autônomo, que zela pelos direitos da criança e do adolescente e que agora foram empossadas. Que vocês continuem esse grande trabalho com maestria, e que possam deixar, ao final do mandato, um legado em que cinco mulheres passaram por esse Conselho e desenvolveram grandes demandas. Parabéns a vocês pela conquista. Eu sei o quanto lutaram para chegarem até aqui. Por isso, em nome da Secretaria de Cultura, nos deixamos também a disposição para apoiar e agregar ao trabalho de vocês”, disse.

Ao final da cerimônia, a secretária de Assistência Social, Ariane Santos, agradeceu ao apoio do Prefeito, Márcio Alencar, e a todos os presentes e envolvidos direta e indiretamente na realização da cerimônia. Além de desejar boa sorte aos novos conselheiros do município para que tenham êxito em seus afazeres nesta jornada de quatro anos.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS