Connect with us

Belém do Piauí

Adolescentes do NUCA de Belém do Piauí desenvolvem ações de inclusão escolar 

Publicado

em

Belém do Piauí está  entre os inscritos na edição 2017-2020 do Selo Unicef, iniciativa voltada a estimular os municípios a implementar políticas públicas para reduzir as desigualdades e garantir os direitos de meninas e meninos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Entre as ações que os municípios inscritos no Selo UNICEF devem priorizar, está a implementação de mecanismos de escuta e participação da sociedade (especialmente de crianças e adolescentes), na elaboração e controle social de políticas públicas institucionalizadas. E o Núcleo de Cidadania de Adolescentes NUCA)  é um desses mecanismos.

Na busca pela certificação,  os adolescentes do  NUCA de Belém do Piauí, lançaram a campanha “Fora da Escola Não Pode!”, que faz  parte das atividades do  Desafio 6, quando foram desenvolvidas  ações da atividade 6.2 – ‘Contribuir para a busca ativa escolar’, que tem como foco promover a inclusão escolar e troca de saberes.

Dentre as ações promovidas, está a realização de uma roda de conversa com a participação da coordenadora Operacional do Busca Ativa Escolar, a professora Cíntia Dias Oliveira, onde foi apresentado ao Núcleo de Cidadania dos Adolescentes a realidade da educação do município.

Na ocasião,  foi explanado sobre a  Metodologia do Busca Ativa Escolar: Fora da Escola Não Pode, que já está implantado no município, como também,  o  planejamento das ações a serem realizadas.

Publicidade

Na quinta-feira, 19, o NUCA promoveu  o Dia ‘D” de visitação as escolas municipais e  estadual da sede do município,  para falar sobre a importância de estar na escola e permanecer nela.

Na oportunidade, os adolescentes se dividiram em 3 grupos,  onde cada um ficou responsável por uma escola. Durante as  visitas às unidades de ensino, foram  realizados peças de teatro, mini palestra, apresentação de vídeos, além de um levantamento de quem estava fora da escola.

A mobilizadora do NUCA e Assistente Social, Sara Leal, destacou a importância da ação. “A campanha é de grande relevância para as nossas atividades e para o fortalecimento das ações do Busca Ativa Escolar,  que já vem sendo realizadas em parceria pela Educação, Saúde e Assistência Social, onde cada um desenvolve um papel importante, desde a identificação da criança ou adolescente fora da escola até a tomada de providências necessárias para a matrícula e permanência do aluno na escola”, explicou.

Ainda segundo Sara, o  NUCA tem  um potencial humano diferenciado,  para  dialogar, e assim buscar  resgatar outros jovens  da exclusão escolar, através da formação de uma consciência crítica, por meio de um discurso sólido baseado em suas próprias visão sobre a importância e o papel da educação, proporcionando um resgate de uma forma amigável e estável,  que é o que se deseja.

A coordenadora operacional da plataforma do busca ativa, Cíntia Dias,  explicou  sobre o seu papel.   “Minhas funções são planejar e acompanhar o andamento das ações do busca ativa escolar, configurar a plataforma, além de cadastrar usuários, acompanhar e gerenciar ações na plataforma”, informou.

Publicidade

Ela ainda destacou a  importância das ações do NUCA no Busca Ativa Escolar. “A importância de desenvolver ações conjuntas e contar com o trabalho do NUCA é essencial para a política do busca ativa, já que a essência é unir forças através das parcerias, pois só assim venceremos a exclusão escolar com a participação de vários setores, tendo em vista, que essa exclusão se dá por diferentes motivos, precisamos de uma equipe com múltiplas possibilidades”, frisou.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS