Connect with us

DESTAQUES

Indicativo de projeto de lei muda estatuto de servidor público do Piauí

Publicado

em

O deputado estadual João Mádison (MDB) apresentou indicativo de Projeto de Lei que altera o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Piauí e permite que servidores públicos poderão sofrer sanções se violarem direitos ou prerrogativas de advogados em exercício. O indicativo deve ir a votação em Plenário da Assembleia Legislativa nos próximos dias.

A justificativa para a mudança tem como objetivo adequar a legislação estadual à Lei Federal nº 13.869, de 5 de setembro de 2019, tratou dos crimes de abuso de autoridade, e, dentre as suas atribuições, alterou o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, ao determinar que constitui crime violar direito ou prerrogativa de advogado.

Deputado João Mádison é autor do texto do indicativo de projeto de lei (Thiago Amaral)Deputado João Mádison é autor do texto do indicativo de projeto de lei (Thiago Amaral)

Várias violações a garantias e prerrogativas dos advogados serão passíveis de sanções ao servidor público em caso de o projeto se transformar em lei. Entre elas estão a inviolabilidade do local e instrumentos de trabalho, a possibilidade de comunicar-se com o cliente de forma pessoal e reservada em diversas circunstâncias e não ser preso antes de sentença transitada em julgado.

Proposto por João Mádison, o indicativo atendeu à demanda de advogados e advogadas piauienses junto ao deputado e foi aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça e segue para votação em Plenário.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS