Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Forte chuva deixa ruas alagadas e bairros sem energia em Teresina

Publicado

em

Uma forte chuva registrada na tarde deste sábado (27) deixou ruas alagadas e bairros sem energia em Teresina. Segundo a meteorologia, o acumulado de chuva foi de 35 milímetros em um intervalo de trinta minutos.

“A capital foi surpreendida com um temporal localizado, a partir da atuação de um pulso da Zona de Convergência Intertropical. O sistema promotor de chuvas no Nordeste organizou uma linha de instabilidade que avançava desde o Ceará até a cidade de Teresina, e provocou um acumulado pluviométrico de 35 milímetros em um intervalo de apenas meia hora”, informou o climatologista Werton Costa.

Pontos de alagamentos foram registrados no bairro Torquato Neto e Polo Empresarial, Zona Sul da capital, e no cruzamento da Rua Professor Darcy Araújo e Avenida Pedro Almeida. Louise Tavares, moradora do bairro Torquato Neto, relatou que as chuvas causam o surgimento de crateras nas vias, que prejudicam a passagem de veículos.

“Estamos ficando sem condição de transitar. A cada chuva, abrem-se novas crateras e fica impossível de passar com um veículo. Daqui uns dias, até pedestres não conseguirão. Moro há 3 anos no Torquato Neto e as crateras estão a cada ano maiores”, reclamou.

Procurada pelo G1, a Superintendência de Ação Administrativa Descentralizada (SAAD) Sul informou, por meio de nota, o problema só será resolvido com a construção de uma galeria. A obra já está licitada aguardando apenas a liberação dos recursos para iniciar os trabalhos. Leia a nota ao fim da reportagem.

Publicidade
Temporal deixa ruas alagadas em Teresina

Temporal deixa ruas alagadas em Teresina

Sobre a queda de energia, a Equatorial Piauí comunicou que a falta de luz ocorreu nos bairros Marquês, Primavera, Fátima e Cristo Rei. A maioria das ocorrências, conforme a concessionária, foi devido à queda de galhos de árvores e por descargas na rede elétrica. Leia a nota ao fim da reportagem.

Neste domingo (28), no Piauí, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas no norte e centro-norte. As temperaturas irão variar de 20°C a 35°C. De acordo com o climatologista, os temporais irão se estender por todo o feriado prolongado no estado.

“A modelagem matemática de previsão aponta para a continuidade desses temporais localizados durante a semana santa católica com diferentes níveis de intensidade no norte e centro norte do Piauí”, explicou Werton Costa.

Confira a nota da Saad Sul:

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul está ciente da situação e informa que no momento já tem uma obra, a galeria do Torquato Neto, licitada aguardando apenas a liberação dos recursos da Caixa Econômica para iniciar os trabalhos.

Por ser uma obra muito cara, a equipe técnica da SAAD Sul está estudando a possibilidade de fracionar o projeto para dar uma maior agilidade ao início das obras. Com o fracionamento a obra será feita em etapas, de acordo com a liberação dos recursos, e assim será possível diminuir o sofrimento dessas famílias até que o problema seja solucionado por completo.

Publicidade

Em relação as famílias que, em decorrência das chuvas, se encontram em risco, informamos que as equipes da Gerência de Habitação estão dando toda assistência social e técnica necessária.

Os usuários que não foram atendidos podem solicitar uma vistoria abrindo um processo na SAAD Sul, isso pode ser feito através de solicitação pelo número (86) 9 9499 0567. A equipe vai para a visita in loco para que sejam traçadas medidas e o problema seja solucionado o mais breve possível.

A SDU Sul informa ainda que os usuários podem, caso precise, entrar em contato com a Defesa Civil, através do número 153, para ocorrências emergenciais.

Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos acerca das decisões tomadas.

Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul

Publicidade

Nota da Equatorial:

A Equatorial Piauí esclarece que, após a forte chuva, com ventania e raios, que atingiu Teresina no final da tarde deste sábado (27), foi registrado aumento no quantitativo de reclamações por falta de energia na capital.

A maioria das ocorrências se relacionam com condutores partidos em função de galhos de árvores e descargas atmosféricas na rede elétrica.

De imediato, o Plano de Contingência da Distribuidora – Teresina Chuvas foi acionado, e o triplo de equipes extras de atendimento emergencial já está atuando para acelerar a recomposição do sistema para as regiões impactadas.

As principais ocorrências, foram registradas nos bairros Marquês e Primavera I, na zona Norte, em parte do bairro de Fátima, na zona Leste, e bairro Cristo Rei, na zona Sul. Todos os casos já se encontram em atendimento para normalização do fornecimento o mais rápido possível.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS