Connect with us

GERAL

Boletos bancários passam a ser compensados no mesmo dia; entenda

Publicado

em

Os boletos bancários receberam um upgrade em seu processamento. A partir de agora, aqueles pagos até as 13h30 podem ser compensados no mesmo dia, dependendo do acordo entre o credor e a instituição financeira responsável pela emissão do documento. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Esse novo prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é conhecido como D+0 [zero]. A Febraban prevê que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto os 43% restantes seriam compensados no próximo dia útil ou D+1 para os pagamentos feitos após o horário limite.

Boletos passam a ser processados no mesmo dia - (Joédson Alves/Agência Brasil)Joédson Alves/Agência BrasilBoletos passam a ser processados no mesmo dia

Essa medida tem um impacto direto para o credor do boleto, que receberá o dinheiro no mesmo dia do pagamento. Contudo, para quem paga o boleto, nada muda. No entanto, para o e-commerce, a agilidade na liquidação do boleto é vista como uma vantagem tanto para o comércio quanto para os compradores.

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, ressalta que, no caso do e-commerce, a liquidação mais rápida dos boletos pode acelerar o processo de entrega das mercadorias. “Vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, disse.  

A Febraban planeja, após a implantação desta modernização, estudar a possibilidade de trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, no mesmo dia do pagamento.

Publicidade

O boleto bancário é uma das formas mais utilizadas pelos brasileiros para o pagamento de contas de consumo. Em 2023, foram registradas 4,2 bilhões de transações via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões. Além disso, esse método é considerado um método para cobranças, sendo acessível a qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta bancária.

Os boletos podem ser pagos de diversas maneiras, incluindo pela conta bancária via Internet Banking, aplicativos de celular, terminais de autoatendimento, caixas eletrônicos e em agências bancárias ou correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios e supermercados.

Desde 1994, o boleto bancário é utilizado como um documento para o recebimento de valores referentes a vendas de produtos ou serviços, como mensalidades escolares, contas de condomínio, planos de saúde, entre outros. Desde 2018, esses documentos precisam ser obrigatoriamente registrados, sendo necessário enviar a requisição ao banco para emissão do boleto.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS