Connect with us

GERAL

Codevasf faz visita técnica em Santana e demarca territórios para perfuração de poços conseguidos pela gestão de Maria José

Publicado

em

A zona rural de Santana do Piauí terá em breve seu abastecimento otimizado com a perfuração de poços artesianos. Pelo menos seis novos poços foram conseguidos graças ao empenho da prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas).

Nesta terça-feira, 09 de agosto, o analista de desenvolvimento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco (CODEVASF), Alisson Benedito, juntamente com o geólogo Liomar, fizeram uma visita técnica na zona rural de Santana, O objetivo foi demarcar territórios para que sejam perfurados poços artesianos.

“A codevasf vai fiscalizar se os procedimentos estão corretos, orientar as prefeituras e a sociedade, informar prazo e fazer esse processo de instrução normativa para sociedade e poder público”, destaca Alisson Benedito.

A prefeita Maria José enfatiza que segue trabalhando para melhorar as condições de abastecimento no município principalmente na zona rural onde é mais escasso o recurso natural.

“Esses importantes projetos estamos sempre viabilizando para nossa cidade seja no abastecimento, na mobilidade, em todas as áreas. Com a chegada desses poços na zona rural com certeza facilitará a vida do homem do campo”, frisou a prefeita.

De acordo com o secretário de Agricultura de Santana, Francisco de Moura Sobrinho, Netinho, o pedido foi feito pela gestão de Maria José ainda em 2017 e está sendo atendido neste ano de 2022.

“Graças a Deus estamos recebendo a equipe da Codevasf que vai destinar seis poços para atender nosso povo onde temos um déficit muito grande de água e é lá que é a grande produção de mandioca de Santana, onde é criado nosso rebanho de animais”, frisou.

“Estamos iniciando o processo de transferência para prefeitura, aquisição de terreno e os locais onde os poços serão cavados”, detalha o secretário.

Dentre outros fatores, a área onde será escavado o poço deve medir cerca de 15 metros quadrados.

O secretário acrescentou que o município já foi contemplado com outros cinco poços pelo Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) e dois pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). “Esses é só aguardar”, concluiu Netinho.

Na busca pela otimização do abastecimento hídrico em Santana, no ano passado foi executada a manutenção dos reservatórios de localidades como Jabuti, Lagoa Seca e Várzea dos Francos, através de recursos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), da deputada federal Iracema Portela e do Senador Ciro Nogueira, ambos do Progressistas.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS