Connect with us

GERAL

Instituto Evandro Chagas, UFPI e Lacen vão analisar materiais coletados de aves mortas no Piauí

Publicado

em

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Evandro Chagas vão analisar os materiais coletados nas aves encontradas mortas no município de Milton Brandão, Norte do Piauí. Foram colhidos sangue e aves inteiras para análise.

Na semana passada, técnicos dos setores de vigilância ambiental e vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) foram até o município coletar o material das aves mortas.

Materiais coletados de aves serão analisados em laboratórios — Foto: SES
Materiais coletados de aves serão analisados em laboratórios — Foto: SES

O sanitarista e técnico da Coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi, Mauro Barbosa, explicou que a equipe permanece acompanhando a situação e as coordenações de vigilância aguardam os resultados dos exames laboratoriais das amostras coletadas.

Órgãos de saúde investigam mortes centenas de pássaros no Norte do Piauí — Foto: Créditos: Portal P2
Órgãos de saúde investigam mortes centenas de pássaros no Norte do Piauí — Foto: Créditos: Portal P2

Não foram constatadas mortes de outros animais no local. O sanitarista pediu tranquilidade à população local e frisou que a vigilância ambiental está trabalhando em conjunto com a vigilância epidemiológica no caso.

“Não identificamos nenhum caso relacionado com os humanos, mas mantemos a vigilância constante para qualquer alteração nesse cenário. No momento, aguardamos os resultados dos exames laboratoriais. Com eles, poderemos ter uma visão mais precisa sobre a causa”, explicou Mauro.

Entenda o caso

A morte misteriosa de centena de aves no município vem ocorrendo há cerca de duas semanas. Os pássaros mortos foram encontrados próximo a um poço d’água. O problema tem afetado apenas as aves silvestres, não houve registro de mortes de criações, como porcos e galinhas.

Publicidade

O secretário municipal de saúde de Milton Brandão, João Batista, informou ao g1 que no dia 28 de julho a prefeitura solicitou acompanhamento do caso pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS