Connect with us

GERAL

Comissão do Busca Ativa faz acompanhamento de alunos que estão fora das escolas em Picos

Publicado

em

Com a nomenclatura “Busca Ativa Escolar: fora da escola não pode!”, gestores da rede municipal de educação de Picos deram início, no mês de maio, ao programa nacional, o qual faz parte do Selo Unicef, com o intuito de erradicar a evasão escolar.

O Busca Ativa Escolar está inserido em uma plataforma que gere quantos alunos estão ausentes das escolas do município, quantas faltas possuem, e, através disso, a comissão gestora se dirige até suas residências para verificar o motivo das faltas.

Leia mais: Secretaria de Educação apresenta Projeto “Busca Ativa” a gestores de escolas em Picos

“Nós iniciamos a busca nas escolas, procurando saber quais alunos estão fora da escola. Neste momento, o procedimento está sendo a visita nas escolas e casas desses alunos. Estamos fazendo o alerta. O que seria esse alerta? É uma conversa com os alunos e pais desses alunos. Estamos preenchendo os relatórios para saber o motivo da criança não estar comparecendo à escola e, através disso, estamos no processo de resgatar ele para voltar à escola, para que volte a estudar novamente”, explicou Ivana Araújo, gestora da plataforma Busca Ativa escolar.

Segundo ela, já foram identificados mais de trinta alunos que estão em estado de alerta, os quais compreendem entre 8 e 13 anos de idade.

Publicidade

“Muitos desses alunos têm é falta de interesse mesmo, principalmente dos pais em levarem seus filhos à escola. Mas há muitos outros fatores que acabam impedindo essas crianças de chegarem à escola, como vícios em drogas e prostituição, por exemplo. Infelizmente esta é uma realidade que tem chegado até nós”, disse Ivana.

Um dos prejuízos que a criança e sua família pode vir a ter com a evasão escolar, além da falta de aprendizagem, é o corte no programa Bolsa Família. Ivana acredita que, até o final do ano todas as crianças estejam dentro da escola.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS