Connect with us

GERAL

Estudantes e professores da Uespi voltam a ocupar Karnak em protesto

Publicado

em

Cerca de 250 estudantes e professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) voltaram a ocupar na manhã desta quinta-feira (12) o Palácio de Karnak, Centro de Teresina. Segundo os manifestantes, o protesto desta vez é por conta do cancelamento da reunião com o governo do estado para tratar sobre a greve dos servidores e melhorias na instituição.

Os professores da Uespi estão em greve desde o dia 18 de abril, devido à falta de abertura de diálogo por parte do governo do estado para debater a campanha salarial. Já os técnicos administrativos, a principal reivindicação da categoria é a ausência de um plano de cargos e salários que possibilitem promoções e qualificações.

Estudantes cobram atendimento das reivindicações (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Estudantes cobram atendimento das reivindicações
(Foto: Gustavo Almeida/G1)

“Desde o último encontro prometeram nos receber hoje, contudo, na noite de ontem cancelaram a reunião pela terceira vez e agora só vamos sair quando formos recebidos. Nenhuma das nossas reivindicações foram atendidas, as bolsas continuam atrasadas e a lei que congela a progressão de carreira dos docentes nunca foi revogada”, declarou Renato Rodrigues, membro da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel).

Segundo a organização do movimento #SOSUespi, 100% dos campi no interior do estado estão parados. A estudante de direito Hithalla Kratza contou que 40 alunos do campi de Picos viajaram do Sul do estado à Teresina para participar do ato. Para ela, o governo vem tentando com as inúmeras remarcações desgastar o protesto dos alunos.

“O governo vem tentando manipular o movimento para que os estudantes desistam, mas nós vamos lutar. No curso de direito de Picos só temos um professor efetivo e o prédio novo anunciado pelo governador até a fiação elétrica é precária, fora uma série de problemas estruturais”, comentou a estudante.

Estudantes e servidores caminharam pela Frei Serafim até o Karnak (Foto: Gustavo Almeida/G1)Estudantes e servidores caminharam pela Frei Serafim até o Karnak (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Durante novo protesto, os manifestantes realizaram uma caminhada e chegaram a interditar o sentido Leste-Centro da Avenida Frei Serafim. Eles tocaram a paródia da música “Baile na Favela”, do cantor Mc João, para denunciar os problemas enfrentados pela instituição. A Polícia Militar foi acionada, mas não houve confronto com os estudantes.

G1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS