Connect with us

GERAL

Número de exames aumentou 18% no Lacen no ano passado

Publicado

em

Referência na saúde pública no Piauí, o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga, o Lacen-PI, registrou um aumento de 18% no número de exames realizados em 2023, em relação ao ano anterior. Foram 80 mil procedimentos a mais.

Um dos destaques foi o Teste do Pezinho, que alcançou a marca de 262 mil exames liberados em 2023, um aumento de 75,7% em relação ao ano anterior.

No acompanhamento epidemiológico, o Lacen vem desempenhando um papel fundamental 

O Lacen tem como objetivo primordial atender à comunidade através da execução das mais diversas análises de interesse em saúde pública, fazendo parte integrante da vigilância em saúde.  

“O Lacen continua desempenhando um papel fundamental no acompanhamento epidemiológico, detectando, como por exemplo, no mês de janeiro de 2024 a circulação da variante JN.1 de COVID-19, informação extremamente necessária para as tomadas de decisões no controle da doença em nosso Estado. Além disso, vem sendo decisivo no monitoramento dos recentes aumentos dos casos de dengue no Sul do estado”, afirma o diretor do laboratório, Fabrício Amaral.

Publicidade

Fonte: Sesapi

Facebook

MAIS ACESSADAS