Connect with us

GERAL

Órfãos da pandemia: filhos que perderam os pais para a Covid-19 falam sobre recomeço; ‘ele ia gostar de me ver feliz’

Publicado

em

Cerca de 600 crianças e adolescentes, que perderam pelo menos um dos pais para a Covid-19 no Piauí, serão beneficiados com o Programa Nordeste Acolhe, segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).

Em todo o Brasil, milhares de jovens tornaram-se órfãos por conta da doença. E além do desamparo financeiro, existe a dolorosa perda afetiva, que pode ser aliviada com apoio psicológico e espiritual.

No dia 10 de março deste ano, o cantor Fabrício Asriel não resistiu às complicações da Covid-19 e morreu após dias internado em um hospital de Teresina. O músico deixou a esposa e três filhas.

Cantor Fabrício Asriel, vítima da Covid-19, deixou esposa e duas filhas — Foto: Reprodução/TV Clube

Cantor Fabrício Asriel, vítima da Covid-19, deixou esposa e duas filhas — Foto: Reprodução/TV Clube

Para a estudante, a cantora e compositora Letícia Asriel, de 19 anos, o pai era uma grande referência profissional. Hoje, a música é um alicerce, um instrumento de ligação entre eles.

“Às vezes quando estou cantando, sinto falta quando ele, do nada, entrava no quarto e me ajudava. Se eu estava com dúvida no tom de uma música, ele me ajudava. Agora tenho que fazer sozinha e lembrar dos ensinamentos dele. Quando canto, eu meio que sinto ele por perto”, contou.

Cantor Fabrício Asriel e família — Foto: Reprodução/TV Clube

Cantor Fabrício Asriel e família — Foto: Reprodução/TV Clube

Segundo a estudante Júlia Asriel, filha mais velha de Fabrício, para lidar com a saudade, o apoio de famílias que passaram por situações semelhantes durante a pandemia tem sido fundamental.

Publicidade

“Não tem como a gente, em nenhum momento, voltar atrás, a vida é só uma. Ele gostava daquele filme ‘De Volta para o Futuro’ e, às vezes, fico lembrando. Se isso existisse, seria maravilhoso. Infelizmente não existe. A maneira que eu e minha família (lidamos) ainda é em orações e, principalmente, o que tem ajudado é o apoio de todos que passaram por isso”, relatou a jovem.

Para a caçula da família, Sofia Asriel, a lembrança que ficará guardada por muitos anos é o jeito divertido e brincalhão do pai. “Eu guardo as piadas, ele fazia piadas muito engraçadas. Tenho que ficar feliz porque ele ia gostar de me ver feliz”, lembrou a menina.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Nesses sete meses, estamos colocando um ‘R’ na frente de várias palavras. Recomeçar, ressignificar, reviver”, completou a pedagoga Sarah Freitas, companheira de Asriel há mais de 20 anos.

Filho de José Ivaldo de Oliveira, vítima da Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Clube

No dia 31 de julho de 2020, o médico e diretor clínico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina, José Ivaldo de Oliveira, morreu vítima da Covid-19 e também deixou esposa e três filhos.

Em entrevista à TV Clube, o caçula Mateus Oliveira contou que lembrar de bons momentos ao lado do pai conforta, e que o tempo é capaz de amenizar a dor.

Publicidade

“Quando eu vou pro futebol, lembro que ele sempre ia comigo. Nos momentos de jogar bola, quando brinco com meus amigos, lembro do meu pai. No início eu me sentia muito ruim, como se tivesse um vazio dentro de mim, ainda sinto porque é uma saudade que nunca vai passar, mas o tempo vai amenizar. Nunca vai cicatrizar, mas pode melhorar”, declarou.

Programa ‘Nordeste Acolhe’

De acordo com a Sasc, o Programa Nordeste Acolhe funcionará a partir de uma busca ativa realizada em parceria com cartórios e secretarias de saúde do Piauí.

Conforme a lei, poderão receber o benefício crianças e adolescentes com domicílio fixado há pelo menos um anos antes da orfandade completa e cuja família de origem possuísse renda não superior a três salários mínimos.

Não terão direito aqueles que são beneficiários de pensão por morte, em regime previdenciário, que assegure valor integral em relação aos rendimentos do segurado.

O auxílio deixará de ser pago quando o beneficiário alcançar a maioridade civil ou caso seja comprovado cometimento de fraude.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS