Connect with us

GERAL

Piauí sofre com a falta de soros e vacinas em toda rede pública

Publicado

em

A falta de soro e vacinas no Piauí está preocupando a população e principalmente os pais que tiverem filhos recentemente. A psicóloga Carla Alencar, que teve seu filho há 14 dias, está aflita com a falta da vacina contra hepatite B que deveria ser dada ao bebê ainda na maternidade. “O médico informou logo em seguida que a hepatite B estava em falta, logo em seguida que saímos da maternidade eu fui atrás de saber se tinha em outros locais da rede pública daqui e não tinha em nenhuma”, declarou a psicóloga.

Nesta terça-feira (16) a rede de frios em Teresina, local que concentra a distribuição de vacina no Estado, recebeu 87.500 doses de vacina no estoque. Porém, desde dezembro do ano passado a rede não recebe vacinas contra a hepatite B e desde janeiro, a antitetânica também não chega.

“A gente está passando por um momento difícil com relação à hepatite B e a antitetânica. A hepatite B desde dezembro que a gente não recebe nenhuma dose dessa vacina e a DT a última vez que nós recebemos foi em dezembro então distribuímos para os municípios, para as regionais, a ultima vez em janeiro. Então não recebemos mais de lá pra cá”, explicou a coordenadora estadual de Imunização, Jurema Chaves.

Outra vacina que também corre riscos de falta é a antirrábica porque vieram menos doses que o necessário, além do soro que está em falta desde 2014. Segundo a Coordenação de Imunização, foram solicitados sete tipos de soro para o governo federal, mas só foram enviados três. Aqueles contra picadas de algumas serpentes, aranhas e a antitetânica estão acabando e o órgão terá que decidir em quais regiões serão distribuídas. O Ministério da Saúde prometeu que vai mandar as vacinas ainda este mês.

 

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS