Connect with us

GERAL

População de Massapê do Piauí propõe melhorias para os serviços da Assistência Social

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí realizou, nesta quarta-feira, 31 de maio, no auditório da Câmara Municipal, a XII Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento foi organizado pelo Conselho e Secretaria Municipal de Assistência Social e reuniu representantes do poder público municipal, de órgãos, entidades não governamentais e da sociedade civil organizada.

O objetivo foi avaliar a atual política de assistência social, discutir a propor sugestões para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.

A Conferência foi oficialmente aberta pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Conceição Carvalho, e contou com a participação de autoridades locais.

Em uma breve fala, o prefeito Rivaldo Carvalho falou sobre a importância da política de assistência social para o município e àqueles que dela precisam, e pontuou a necessidade de uma maior atenção e apoio por parte dos governos estadual e federal.

“Essa discussão das melhorias parte da Conferência Municipal. Esse é o momento ideal para que a população e o poder público municipal possam sugerir melhorias para os serviços da assistência social. As sugestões que forem dadas aqui vão Teresina e depois para a etapa nacional.”, disse, desejando uma Conferência produtiva.  

A 12ª edição da Conferência teve como tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.

Publicidade

A temática foi explanada pela conferencista Ângela Bezerra, que também abordou os eixos temáticos sobre financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.

Após a palestra magna da Conferência, os participantes foram divididos em grupos para, a partir dos eixos, elaborarem as propostas de melhoria do SUAS.

As proposições foram compartilhadas entre todos os participantes na plenária final e aprovadas.

Dentre outras, o aumento do recurso do benefício eventual; capacitação para rede pública interestadual; o cofinanciamento do Estado para a proteção social especial; que o BPC não conte como renda de critério para o programa Bolsa Família; a reformulação do Cadastro Único; que o valor do Bolsa Família seja de acordo com o número de pessoas e a realidade financeira; novas atividades como ballet, esporte e lazer para o serviço de convivência; ampliação dos recursos para o serviço de convivência; o piso salarial dos assistentes sociais e o reconhecimento de todas as profissões da assistência social.

Ao final, foi escolhida a delegação que vai representar o município de Massapê do Piauí na etapa estadual da Conferência de Assistência Social, e certificados os participantes da Conferência.

Fernanda Coutinho, secretária de Assistência Social, agradeceu a todos pela participação no evento e pela colaboração com a melhoria dos serviços do SUAS. “Todos deram a sua contribuição com sugestões e ideias que vão ser muito válidas para a elaboração de novas políticas públicas do Sistema Único da Assistência Social.”, disse.  

Também estiveram presentes a primeira-dama Lucileide Carvalho, a secretária de Educação, Olívia Carvalho, o secretário de Gestão e Planejamento, Francivaldo Reis, o secretário de Comunicação, Danilo Bezerra, o coordenador do CRAS, Wanderley Coutinho, dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS