GERAL
População de Massapê do Piauí propõe melhorias para os serviços da Assistência Social
O município de Massapê do Piauí realizou, nesta quarta-feira, 31 de maio, no auditório da Câmara Municipal, a XII Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento foi organizado pelo Conselho e Secretaria Municipal de Assistência Social e reuniu representantes do poder público municipal, de órgãos, entidades não governamentais e da sociedade civil organizada.
O objetivo foi avaliar a atual política de assistência social, discutir a propor sugestões para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.
A Conferência foi oficialmente aberta pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Conceição Carvalho, e contou com a participação de autoridades locais.
Em uma breve fala, o prefeito Rivaldo Carvalho falou sobre a importância da política de assistência social para o município e àqueles que dela precisam, e pontuou a necessidade de uma maior atenção e apoio por parte dos governos estadual e federal.
“Essa discussão das melhorias parte da Conferência Municipal. Esse é o momento ideal para que a população e o poder público municipal possam sugerir melhorias para os serviços da assistência social. As sugestões que forem dadas aqui vão Teresina e depois para a etapa nacional.”, disse, desejando uma Conferência produtiva.
A 12ª edição da Conferência teve como tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.
A temática foi explanada pela conferencista Ângela Bezerra, que também abordou os eixos temáticos sobre financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.
Após a palestra magna da Conferência, os participantes foram divididos em grupos para, a partir dos eixos, elaborarem as propostas de melhoria do SUAS.
As proposições foram compartilhadas entre todos os participantes na plenária final e aprovadas.
Dentre outras, o aumento do recurso do benefício eventual; capacitação para rede pública interestadual; o cofinanciamento do Estado para a proteção social especial; que o BPC não conte como renda de critério para o programa Bolsa Família; a reformulação do Cadastro Único; que o valor do Bolsa Família seja de acordo com o número de pessoas e a realidade financeira; novas atividades como ballet, esporte e lazer para o serviço de convivência; ampliação dos recursos para o serviço de convivência; o piso salarial dos assistentes sociais e o reconhecimento de todas as profissões da assistência social.
Ao final, foi escolhida a delegação que vai representar o município de Massapê do Piauí na etapa estadual da Conferência de Assistência Social, e certificados os participantes da Conferência.
Fernanda Coutinho, secretária de Assistência Social, agradeceu a todos pela participação no evento e pela colaboração com a melhoria dos serviços do SUAS. “Todos deram a sua contribuição com sugestões e ideias que vão ser muito válidas para a elaboração de novas políticas públicas do Sistema Único da Assistência Social.”, disse.
Também estiveram presentes a primeira-dama Lucileide Carvalho, a secretária de Educação, Olívia Carvalho, o secretário de Gestão e Planejamento, Francivaldo Reis, o secretário de Comunicação, Danilo Bezerra, o coordenador do CRAS, Wanderley Coutinho, dentre outros.
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Piauí deve aumentar safra de caju em 30% este ano
-
GERAL2 semanas atrás
Círculo colorido se forma em volta do sol e chama a atenção de piauienses
-
GERAL2 semanas atrás
Em dez anos, produção de ovos cresce cerca de 90% no Piauí
-
DESTAQUES1 semana atrás
Frasco de desodorante explode e causa incêndio em residência no interior de Jaicós
-
GERAL2 semanas atrás
Vídeo mostra alunos com cachaça durante aula em escola no Piauí
-
ENTRETENIMENTO2 semanas atrás
Veja quem curtiu o Festival de Cerveja na AABB de Jaicós