Connect with us

GERAL

Prefeitura de Picos continua limpeza das margens do Rio Guaribas; chuvas interromperam

Publicado

em

Durante a semana passada foi iniciado o “Projeto Rio Limpo, Rio Vivo” pelas secretarias municipais de Meio ambiente e Recursos Hídricos e de Serviços Públicos, cujo objetivo é retirar do leito do rio Guaribas o lixo que é jogado pelos transeuntes e ribeirinhos. Contudo, a limpeza foi interrompida por conta das chuvas.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Santana, a ação visa não apenas a limpeza, mas educação ambiental dos moradores das regiões do Centro e Boa sorte, locais onde a limpeza está sendo feita.

“Infelizmente, por conta de ser um lugar íngreme e escorregadio, por conta das chuvas, tivemos que parar um pouco nossa limpeza, pois assim estamos resguardando até a vida de nossa equipe. Neste primeiro momento nós estamos fazendo a limpeza dos trechos do Centro e bairro Boa Sorte, e também a conscientização junto aos moradores dessas áreas. Essa ação educativa  busca sensibilizar as pessoas da importância de manter o rio limpo, não jogando móveis velhos, pneus, vasos sanitários, entulho de material de construção e outros resíduos sólidos”, disse ela.

Margem do Rio Guaribas, por trás do Shopping do Povo, no bairro Boa Sorte

Maria Santana disse ainda que toda a equipe foi bem recepcionada pelos moradores da região e que muitos já fazem sua parte quanto ao que diz respeito ao cuidado que devem ter pela limpeza do rio, mas que é algo que não alcançou a todos.

“Fomos bem acolhidos pelos moradores dessas ruas. Alguns se mostraram orgulhosos pelos cuidados que têm com o rio na frente de suas casas, mas lamentaram que nem todos respeitam e ainda fazem do lugar um verdadeiro lixão. Segundo eles, ainda têm pessoas de outros bairros que despejam o lixo no leito do rio”, relatou.

Publicidade

A secretária disse ainda que crê que, aos poucos, as pessoas mudem de atitude e percebam que assim agirão em bem próprio. “Nossa esperança é que, aos poucos, as pessoas compreendam que agredindo o Rio Guaribas estão prejudicando suas próprias vidas. Sabemos que entulhos atrapalham o escoamento das águas e facilitam os alagamentos e transmissão de doenças”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS