Connect with us

GERAL

Saúde de Pio IX inicia o 1º Ciclo contra a dengue na zona rural

Publicado

em

A Prefeitura de Pio IX, na gestão “Trabalho e respeito para todos” do prefeito Silas Noronha, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 30 de janeiro, o 1º Ciclo contra a dengue na zona rural.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, principal transmissor também da zika vírus e chikungunya.

Os profissionais inspecionam reservatórios de água como cisternas entre outros locais que acumulem água, principal ponto de proliferação do mosquito.

O secretário de Saúde, Jônatas Leite, o Jonjon, explica que os trabalhos estão sendo executados pela equipe de Vigilância Ambiental e Epidemiológica do município e serão divididos em seis ciclos.

Secretário de Saúde Jonjon ao lado do prefeito Silas Noronha – Foto: Ascom

“O objetivo é informar aos moradores de toda área rural de Pio IX sobre a doença. A primeira ação está ocorrendo na localidade Baixa do Poço, com a finalidade de conscientizar a população daquela região sobre os riscos e como eliminar o foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue”, frisa.

Jonjon chama atenção da população para os cuidados com o mosquito da dengue principalmente nesse período que concentra maior acúmulo de água por conta das chuvas.

“É importante que a população mantenha reservatórios como caixa d´ água e outros sempre cobertos e procurem averiguar recipientes como pneus, garrafas, vasilhas, tendo a preocupação de verificar se estão acumulando água”, orienta o secretário. 

Publicidade

O coordenador da Vigilância Ambiental e Epidemiológica, César Joel, acrescenta ainda que o trabalho além de conscientizar, tem como finalidade a eliminação e o tratamento.

Cronograma

De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, o trabalho compreende o primeiro ciclo no seguintes dias: do dia 30 de janeiro a 03 de fevereiro, os agentes visitam a comunidade Baixa do Poço e a previsão é atender 272 imóveis.

De 07 a 09 de fevereiro a comunidade contemplada é a Nova Britânia (Vila Queiroz). Os agentes, conforme o cronograma, devem visitar 204 residências. Cova Donga vai receber o atendimento entre os dias 13 e 17 de fevereiro e a estimativa é que 266 casas sejam vistoriadas. De 20 a 24 de fevereiro a vigilância vai vistoriar cerca de 275 residências na comunidade Pau Ferro.

O ciclo encerra sua primeira etapa na comunidade Sobrado com ações entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. Aproximadamente 173 imóveis estão dentro do cronograma de vistorias.

Jonjon esclarece que ao todo são 12 ciclos. Além dos seis na zona rural, a sede do município terá também seis ciclos de ações de combate à dengue.

Publicidade

Fotos por Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS