Connect with us

GERAL

SUS terá novo medicamento para o tratamento da hepatite C

Publicado

em

O Ministério da Saúde incluiu um novo medicamento para o retratamento da hepatite C crônica (HCV) no Sistema Único de Saúde (SUS), em pacientes com ou sem cirrose compensada. A incorporação da tecnologia, que passou por consulta pública e avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), combina três antivirais (sofosbuvir + velpatasvir + voxilaprevir), que procuram inibir o processo de replicação viral no organismo, controlando a infecção.

A hepatite C crônica é uma doença causada por vírus e se caracteriza por um processo inflamatório persistente. O vírus é transmitido principalmente pelo sangue, sendo vias de contaminação possíveis as transfusões sanguíneas, hemodiálise, agulhas, seringas e materiais intravenosos. A via sexual e a transmissão vertical não apresentam potencial de contaminação elevado.

Em cerca de 30% dos casos a infecção aguda pelo vírus HCV não desenvolve sintomas e, por conta disso, muitas vezes o diagnóstico é feito tardiamente, já com a doença em fase crônica.

Nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde para o cuidado e tratamento de pessoas diagnosticadas com hepatite C crônica, há recomendação de uso da combinação no retratamento de pessoas infectadas e que falharam ao tratamento prévio.

Fonte: Ministério da Saúde 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS