Connect with us

GERAL

Vacina contra gripe deve imunizar mais de 300 mil no Piauí

Publicado

em

Seguindo o calendário nacional de vacinação, os municípios do Piauí iniciam a partir do dia 22 de abril, seguindo até o dia 9 maio, a campanha de vacinação contra a gripe. Este ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação para o público infantil. Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem receber a dose da imunização. O público alvo da campanha em todo o Brasil é de 49,6 milhões e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população considerada de risco para complicações por gripe.
Formam o grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Já a população fora do grupo prioritário, mas que apresente alguma doença com risco de complicação por gripe, deve apresentar, no posto de vacinação, uma prescrição médica constando qual é o problema de saúde.
A coordenadora estadual de Imunização, Doralice Lopes, reforça que a intenção do Ministério da Saúde é proteger os grupos prioritários. “Essa população é a mais vulnerável. Ao ser vacinado contra a gripe, pode-se evitar complicações em decorrência da doença, como internações e casos mais graves que podem levar ao óbito”, completa. De acordo com o Ministério Saúde, a dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
De acordo com Doralice Lopes, o Piauí vai receber 795.610 doses da vacina contra a gripe. “Nesse período que antecede a campanha, as regionais de saúde do Piauí estão sendo orientadas sobre os grupos prioritários que devem receber a vacina, que vai estar disponível nos postos de vacinação e hospitais nessas cidades. A divisão das quantidades de dose da vacina é determinada seguindo as metas do Ministério da Saúde para cada município”, explica.
A estimativa da Secretaria Estadual da Saúde é vacinar 200 mil crianças piauienses, 45.214 trabalhadores da saúde, 37.608 gestantes, 6.182 puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto,) que devem apresentar documento que comprove o nascimento da criança, 33.629 idosos com 60 anos ou mais e 4.055 pessoas entre os funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

 

Fonte: Jornal O Dia

Facebook

MAIS ACESSADAS