Connect with us

Alagoinha do Piauí

Alagoinha do Piauí promove encontro com gestores da Educação e Jornada Pedagógica para professores

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Alagoinha do Piauí promoveu, nesta terça, quarta e quinta-feira, 22, 23 a 24, encontros com os profissionais da área para trabalhar a retomada das aulas presenciais neste ano de 2022. O evento aconteceu na Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha.

No primeiro dia de evento, 22 de fevereiro, terça-feira, aconteceu um encontro entre os gestores das escolas municipais – diretores, coordenadores e secretários. Já no segundo e terceiro dia, nesta quarta e quinta-feira (23/24), a secretaria de Educação promoveu a Jornada Pedagógica para os docentes da rede de ensino.

A secretária municipal de Educação, Francisca Anatália de Carvalho Rocha, pediu, durante o encontro com os gestores das escolas que estes lhe auxiliem neste novo tempo em que a educação está entrando, tendo em vista os dois anos em que não houve aulas presenciais e, consequentemente, o afastamento da comunidade dos colégios.

“Estamos dando início a mais um ano letivo, um ano diferente. Passaram-se dois anos de forma remota. Vamos iniciar agora nossas aulas presenciais e precisamos da ajuda de todos. Paramos e agora voltaremos com novos dilemas. Como será a chegada nos alunos na escola? Os pais? Nós professores? Vai ser difícil, mas com o trabalho de todos vai dar certo. Vamos nos informar, resolver tudo aqui para que não haja dúvidas. Vocês são meus braços e minhas pernas. Conto com vocês e agradeço a confiança que têm em mim”, disse ela.

Durante a jornada pedagógica, em fala para os professores da rede de ensino municipal, Anatália frisou novamente a dificuldade que os professores enfrentarão, mas declarou sua disponibilidade a ajudar a todos em suas necessidades para que o ano flua sem nenhuma intercorrência.

“Chegou o momento de voltarmos às nossas aulas. Espero que todos tenham um excelente ano letivo. De início será difícil, mas no que depender de mim, podem me procurar e vai dar tudo certo. Esses últimos dois anos foram desafiadores, mas se estamos aqui, mesmo com as perdas, somos vitoriosos e continuaremos a vencer”, declarou.

O prefeito municipal de Alagoinha, Jorismar Rocha, em sua fala durante a Jornada Pedagógica, pediu aos docentes que estes dediquem-se cada vez mais à docência neste ano de retorno presencial das aulas. Falou ainda sobre alguns projetos para o ano.

“Queria pedir que os professores tivessem uma dedicação maior, principalmente este ano, por conta destes dois anos em que as aulas não foram presenciais. Estamos estudando até uma forma de termos uma consultoria para acompanhar o desempenho da educação do município por conta desse afastamento que a pandemia causou entre docentes, discentes e escolas”, pontuou.

Jorismar Rocha ainda falou dos ganhos da categoria este ano com o aumento do piso salarial, concedido pelo presidente Jair Bolsonaro, e cujo Projeto de Lei foi aceito pela Câmara.

Publicidade

“Alguns pensaram e divulgaram que não íamos pagar, mas, mesmo sendo lei federal, precisava ser aprovada pela Câmara, e eu estava esperando por isso. Inclusive, no projeto foi determinado o pagamento retroativo do mês de janeiro”, afirmou.

A secretaria de Educação, vendo o distanciamento e transtornos emocionais que a pandemia causou a todos, priorizou uma palestra cujo tema foi “Inteligência Emocional”, ministrada pela Psicóloga Rogeânia Alves.

Em sua fala, a profissional discorreu sobre a ferramenta da inteligência emocional diante dos impactos da pandemia na educação no nosso país, especialmente em Alagoinha.

“Foi um momento dinâmico, com a interação dos profissionais que fazem parte da rede municipal de ensino. Foi realizado um momento de reflexão para que cada profissional pudesse avaliar o seu perfil antes da pandemia e como ela refletiu em seu perfil hoje, quais os impasses. Também debatemos sobre as expectativas a esse retorno dos novos tempos, do “novo normal”, falou ela.

Durante a ministração da palestra, Rogeânia utilizou o curta-metragem chamado “Vida Maria”, onde os professores e profissionais puderam refletir um pouco acerca das diferentes formas de educar, tanto por meio do ensino na escola, como também através da base familiar (valores, regras e cultura).

Ao fim do evento, os profissionais da educação avaliaram a jornada pedagógica e pontuaram ela como positiva.

As aulas da Rede Municipal de Educação terão início nesta próxima segunda-feira (07/03) em cinco escolas, sendo uma na sede do município e as outras quatro instituições, localizadas na zona rural.

Publicidade

Ao todo, aproximadamente 850 alunos voltarão as aulas, frequentando as unidades escolares de Alagoinha do Piauí que compõem a Rede Municipal de Educação. São elas: Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha, localizada na sede do município, bem como a Unidade Escolar Francisco Teodoro de Brito, situada no povoado Serra Velha; Unidade Escolar Joaquim José da Silva, no povoado São João; Unidade Escolar Joaquim Domingos de Sousa no povoado Serra Azul e a Unidade Escolar João Francisco de Sousa, no povoado Amarelo Ferrado I.

Facebook

MAIS ACESSADAS