Connect with us

Alagoinha do Piauí

Cultura de Alagoinha realiza 1ª Conferência Municipal; veja como foi

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, na gestão do prefeito Jorismar Rocha, promoveu no último sábado (28), a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal e a Scretaria de Cultura.

O evento teve como tema principal “Democracia e direito à Cultura”,e foi presidido pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Joserlan Sousa, com objetivo incentivar políticas públicas voltadas à cultura e valorizar os artistas locais.

O evento ocorreu na U.E Jonas Nicolau da Rocha e teve início com o credenciamento dos participantes. Em seguida, foi realizada a abertura oficial com a presença da mesa de honra composta pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Joserlan Sousa, o vice-presidente do Conselho, Pablo Rocha, a escritora e professora alagoinense Fidelia Rocha, a professora e diretora Cilene, a coordenadora do CRAS, Ananias, e o coordenador do Clube de Leitura Patativa do Assaré, Honorato Lima.

Durante a conferência, foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno. Em seguida, foi ministrada uma palestra que proporcionou aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre cultura, além de promover debates e propor propostas para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Conheça os eixos debatidos:

Eixo 1 – Institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura

Publicidade

Avançar no debate sobre marcos e instrumentos legais que contribuam para o amadurecimento de políticas culturais brasileiras, de forma a enfrentar as descontinuidades e a pouca institucionalização das políticas culturais. O eixo 1 é o espaço para o fortalecimento da perspectiva sistêmica de políticas culturais do aprofundamento do debate sobre políticas de estado para a cultura, dando ênfase à perspectiva de ações simultâneas e complementares dos entes federados, da fundamental participação da sociedade nos espaços de construção e pactuação das políticas públicas para a cultura.

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e participação social

Debater e recomendar a revisão de elementos que afetem o acesso à cultura e à arte, enfrentando desigualdades e assimetrias. Reforça-se neste eixo como as dinâmicas de participação e escuta social serão essenciais para a ampliação do diálogo, para a valorização do acesso à cultura e para o fortalecimento de nossa democracia.

Eixo 3 – Identidade, patrimônio e memória

Debater e reconhecer o direito à memória ao patrimônio cultural e aos museus, valorizando as múltiplas identidades que compõem a sociedade brasileira, os bens culturais expressivos da diversidade étnica, regional e socioeconômica e as narrativas silenciadas e sensíveis da histona nacional, de modo a contribuir para a preservação de seus valores democráticos.

Publicidade

Eixo 4 – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural

Este eixo debate a criação de mecanismos que garantam o reconhecimento da diversidade das expressões culturais e a valorização e promoção da identidade dos territórios culturais brasileiros. Nesta seara, compreendemos também a importância de promover diversidades e garantia de direitos, respeitando a acessibilidade cultural e fazendo enfrentamento ao racismo, a LGBTQIA, fobia, ao genocídio da população negra, ao extermínio de povos indígenas, ao feminicídio, ao racismo religioso, aos estigmas contra comunidades ciganas, ao capacitismo e a todas as formas de discriminações correlatas.

Eixo 5 – Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade

Ressaltar a importância da cultura para o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio de políticas que fortaleçam as cadeias produtivas e as expressões artísticas e culturais. Potencializam a geração de trabalho, emprego e renda, e ampliam a participação dos setores culturais e criativos no PIB do país.

Eixo 6 – Direito às artes e linguagens digitais

Publicidade

Criação de espaços de diálogo, reflexão e construção coletiva acerca do papel das artes em sua diversidade de fazeres, territórios e agentes, e do acesso as linguagens artísticas e digitais n fortalecimento da democracia, na contemporaneidade. Incluindo também o debate sobre o papel do estado brasileiro e seus entes federados na construção de políticas públicas para o desenvolvimento das redes produtivas dos setores das artes no Brasil.

O assessor da Secretaria Municipal de Cultura e ministrante do dia, Samuel Nascimento, falou sobre a importância da conferência.

“Para nós é uma grande satisfação estar realizando a 1ª Conferência de Cultura em nosso município, um momento de trazer propostas e trazer debates. Trabalhar em prol da cultura é muito importante, e mostra o quanto valorizamos os artistas da nossa terra”, disse.

Na ocasião, foi eleito delegado, o artista plástico, Edilton Lima, e como suplente, Eugenivan Matias.

A 1ª Conferência Municipal de Cultura trouxe a representatividade de diferentes segmentos artísticos, unindo comunidades do interior e da zona urbana, demonstrando o comprometimento em valorizar e fortalecer a cultura local.

É fundamental que essas ações sejam contínuas e que a voz dos fazedores de cultura do município seja ouvida e respeitada.

Publicidade

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS