Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Campanha de vacinação contra febre aftosa inicia na próxima segunda (1º)

Publicado

em

A Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa será realizada nos meses de junho e julho de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI)

Em Alegrete do Piauí, na primeira etapa devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos do município independente da faixa etária no período de 1º ao dia 30 de junho. O prazo de certificação compreende desde o dia 1º de junho até 15 de julho.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), nesta etapa, os produtores poderão realizar a certificação de três formas: por meio de uma declaração on-line no Sigadapi; envio de todos os dados preenchidos (fotos ou escaneador) por e-mail ou pelo celular, ou presencial nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi).

O representante da Adapi em Alegrete do Piauí, Pedro, explica que ao adquirir a vacina, o criador deve deixar a nota no posto de venda e entrar em contato informando para que sejam realizados os procedimentos de certificação.

“Se comprar na Agroale por exemplo, deve deixar a nota lá e me ligar pelo telefone (89) 9 8808-9048 para eu ir pegar e fazer a certificação. Se comprar em outro lugar é necessário tirar foto bem legível e me enviar pelo whatasapp informando a quantidade de animais para que eu possar certificar”, explica.

Publicidade

Com relação ao ato da vacinação, a Adapi esclarece que o produtor deve dar preferência para que o uso das pistolas e outros equipamentos de vacinação sejam individuais por trabalhador havendo assim o menor contato possível entre pessoas.

Orientações

A Adapi orienta produtores sobre os cuidados de higiene que devem tomar para evitar a proliferação da Covid-19, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, uso de máscara, evitar tocar no rosto, especialmente olhos, nariz e boca; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir e fazer o distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Com relação à vacina, a Adapi orienta que a compra seja preferencialmente pela internet e receber em casa por meio do sistema delivery ou encomendar com antecedência e combinar o recebimento. O órgão recomenda também que somente uma pessoa por família deve ir diretamente ao posto de venda tomando o cuidado de tocar apenas no produto que vai levar.

Ainda sobre higienização, o produtor, ao chegar em casa com a vacina, deve lavar as mãos e limpar a vacina com álcool ou água sanitária antes de guardar na geladeira, bem como evitar aglomeração no dia em que for vacinar o animal.

Publicidade

Matéria Relacionada:Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa começa no dia 1º de junho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS