Connect with us

Araioses

Sala de Negócios do IFMA atende 242 famílias através de projetos e fortalece atividade artesanal em Araioses

Publicado

em

Diversas famílias tem sido beneficiadas através dos projetos desenvolvidos na Sala de Negócios do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Araioses. A sala foi criada e articulada com artesãs do município, no primeiro projeto de cooperativismo empreendedor no Campus. O professor Rafael Castelo Branco é quem coordena os trabalhos.

A Sala de Negócios é um espaço pedagógico formal e institucional de diálogo, planejamento e discussão de prática social, problematização, instrumentalização e incorporação de saberes, experiências e conhecimentos científicos e tecnológicos do IFMA Campus Araioses,voltados ao desenvolvimento dos arranjos socioprodutivos locais, apoio aos negócios baseados no empreendedorismo social e economia solidária.

O espaço conta com 02 armários, 40 mesas e 40 cadeiras que formam uma grande mesa Cúpula das Comunidades. Contém também o Auditório Arayos com 32 poltronas para palestras. O trabalho na sala de negócios se desenvolve nos eixos capacitação, acesso aos meios de produção, acesso ao mercado e acesso à inovação e tecnologia.

As parcerias são diversas envolvendo associações, cooperativas, empresas e indústrias das áreas. Hoje, os projetos na sala de negócios são desenvolvidos por 34 bolsistas e atendem 43 comunidades e 242 famílias.

Desde o ano de 2018, a sala é o espaço de trabalho da Cooperativa de Artesanato de Araioses – COART ARAYOS. Segundo uma das artesãs, no local ocorre a fabricação e exposição das peças artesanais, reuniões, palestras, oficinas, além de outros momentos.

“Lá a gente fez o aniversário da cooperativa, já recebemos várias visitas de pessoas do estado, do Sebrae, a prefeita de Araioses, vereadores, secretários, presidentes de cooperativas, catadores de materiais recicláveis, já nos visitaram lá, além da população em geral. Somos abertos a receber a todos lá com maior carinho” disse.

Fabiana Xavier, que integra o projeto há dois anos e atua com artesanato há 8. “Participar do projeto tem me trazido novas experiências e oportunidades. Graças a Deus, através da COART ARAYOS e do IFMA a gente tem tido alguns projetos que vem beneficiando a família” disse ela.

Para Lina Rosa, que já faz parte do projeto há 10 anos, o mesmo representa uma oportunidade de crescimento profissional. “É uma oportunidade de investir no que eu realmente gosto de fazer, que é o artesanato, e faz também a gente se mobilizar mais e mais pelo nosso trabalho. Tem projetos que nos ajudam, permitem que a gente viaje, conheça outras culturas e experiências”.

Publicidade

A cooperativa já existe há cinco anos e, segundo Maria Marcelina, uma das integrantes, busca apoio para expandir e fortalecer o trabalho. ” COART ARAYOS está aberta a patrocinadores que queiram apadrinhar nossa cooperativa para que a gente tenha mais apoio pra poder estar colocando no mercado os nossos produtos e fazendo essa parte de divulgação para que as pessoas tenham conhecimento, principalmente as de Araioses, que ainda não conhecem muito a cooperativa, que tem muito a oferecer para nossa cidade”.

Os artesãos da Coart produzem peças utilizando matéria prima da região. “Temos vários produtos das matérias primas daqui, como taboa, fibra de bananeira, carnaúba, e várias outras. Nossa cidade é muito rica de material para artesanato, que não é aproveitado. A gente tem essa oportunidade agora de estar mostrando o quanto Araioses é rica em matéria prima e artesanato. Aproveito a oportunidade para estar convidando mais pessoas a participarem”.

Maria informou que a cooperativa está realizando um projeto com oficinas nas comunidades, com o intuito de divulgar o trabalho e também capacitar mulheres, homens e todos aqueles que tenham interesse em desenvolver atividade artesanal.

“Estou no projeto desde 2017 e meu intuito é mesmo estar levando Araioses para o mundo, através do nosso artesanato, do nosso potencial. A gente tem muito a oferecer, infelizmente isso ainda não é muito divulgado, mas acredito que com esse projeto do IFMA, a gente vai conseguir crescer. Tenho muita esperança que possamos estar divulgando mais o nosso artesanato, belezas naturais e tudo que Araioses tem a oferecer” disse Maria.

A Sala de Negócios é mais uma iniciativa que integra o trabalho realizado pelo IFMA voltado aos interesses e necessidades da classe trabalhadora.


Facebook

MAIS ACESSADAS