Connect with us

Belém do Piauí

Professores de Belém do PI participam de Seminário de Formação Socioemocionais

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo para os professores na Rede Municipal de Ensino, em formato de live,  um Seminário de Formação Socioemocionais. 

A formação iniciou na terça-feira, 28 de julho, e segue até o dia 16 de outubro, conduzida pela Inovaty Assessoria, e contará com palestras ministradas pelos professores, Edson Sá, Rita de Cássia, Teresa Cristina, Fabrícia Macedo e Edigleide Rabelo, cujas abordagens versaram sobre o momento atual, com reflexões sobre as novas tecnologias de aprendizagem, os desafios, novas possibilidades, competências e habilidades socioesmocionais, dentre outros.

Com o tema ‘Seminário de Formação Socioemocionais: Da Teoria às Vivências Práticas’, o evento será todo realizado no formato de live, devido à pandemia e será transmitido pelo YouTube, no aplicativo Zoom e pelo Instagram.

A abertura aconteceu no dia 28, com a palestra magna online, conduzida pela pedagoga e especialista em comportamento humano, Edigleide Rabelo, que discorreu sobre a inteligência emocional.

Edigleide, inicialmente relatou, que o seminário vai ajudar e gerar transformação na vida do professor, se ele decidir abrir mão de crenças, padrões mentais de mentalidade fechada e compreender que mudou. “É um ‘novo normal’ para o educador e para o ser humano. Quando veio a pandemia e toda essa crise, ela veio, na verdade, não trazer tanto de novo, mas sim nos possibilitar sermos de fato quem somos”, disse.

Publicidade

Não são as circunstâncias que determinam como você vai agir e reagir, nem as coisas que acontecem fora do nosso controle, é o que você tem por dentro professor, é aquilo que acredita poder fazer, é quanto tem de essência que te faz permanecer e dizer eu posso aprender o tempo todo, e em meio as situações novas, porque cada um tem em si a decisão de continuar a aprender, e a inteligência emocional é essa capacidade de reconhecer e avaliar os nossos sentimentos, afirmou.

A pedagoga ainda explicou, que a inteligência emocional, dá capacidade de enfrentar, não determinando, querendo controlar, mas reconhecer e avaliar a capacidade de lidar com as emoções dos outros, também. A inteligência consiste em controlar as emoções de modo a  tirar o melhor proveito, e quando a gente fala você no controle, é porque nós somos maiores e podemos lidar com cada emoção, ressaltou.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, por telefone,  informou que a Prefeitura junto a Educação comprou para os professores e-books, com atividades relacionadas ao que os educadores estão trabalhando com os alunos. Ainda segundo Cláudia, após a formação continuada, os docentes serão certificados com 80 horas\aulas.

A gestora ainda destacou a importância da formação para os professores. “A formação continuada dos professores sempre foi  priorizada pela gestão, e se faz necessária, principalmente, nesse momento difícil de pandemia, para maternos os vínculos, e aguçar nosso autoconhecimento, autocontrole e nossas emoções diante desse novo cenário”, disse.

Além dos professores de Belém participam do seminário docentes dos municípios de São Luis do Piauí, Aroeiras do Itaim e São João da Canabrava.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS