Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande vai desenvolver programa de inseminação artificial para melhoramento genético de ovinos e caprinos

Publicado

em

Com o sucesso do +Pecuária Brasil, maior programa de melhoramento genético para rebanhos de bovinos de corte e de leito, a Alta Genetics e a CONAFER, expandiu para o seminário brasileiro, um bioma marcado pelas dificuldades de reprodução devido as secas, o +Genética no Sertão, programa que vai impulsionar a produção de caprinos e ovinos.

O programa tem dentre seus objetivos, o melhoramento genético de caprinos e ovinos para garantir animais mais saudáveis, resistentes e produtivos. Desenvolvido Através de acordo de cooperação técnica firmado entre a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais – CONAFER e a Prefeitura.

A Confederação fará doação de doses de sémens, insumos e mão de obra capacitada para a execução dos manejos reprodutivos.

O Lançamento do programa, aconteceu na última quarta-feira, 10 de janeiro, em uma live, a qual contou com a participação do secretário de Agricultura, Marcos Aurélio, quando foi firmando o acordo de cooperação técnica entre a CONAFER e a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí.

Nessa primeira etapa, serão disponibilizados para os pequenos produtores de Caldeirão Grande do Piauí, um total de 100 inseminações. O programa tem duração tem 12 meses e pode ser renovado mediante termo aditivo

Publicidade

O secretário de Agricultura, Marcos Aurélio, explicou que o programa de melhoramento genético, através da inseminação artificial, vai melhorar a genética da cadeia da ovinocaprinocultura do município. “É um programa de grande importância para os criadores, pois vai melhorar tanto o rebanho leiteiro como de corte de caprinos e ovinos melhorando o desenvolvimento, a qualidade, o controle sanitário dos seus animais, consequentemente, melhorando os rebanhos como um todo”, afirmou.

O gestor da pasta ainda reforça, que programa vem como importante apoio e incentivo aos criadores do município, tendo em vista, que o município de Caldeirão Grande promove uma das maiores feiras e exposições de caprinos e ovinos do Piauí, a Expocaboclos.

O programa de bio reprodutividade se expande para abranger uma nova área de atuação, com foco na reprodutividade de caprinos e ovinos. A tecnologia de inseminação artificial atua no aumento da produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças, ou seja, o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS