Connect with us

DESTAQUES

Barragem do Estreito em Francisco Macedo atinge mais de 90% de sua capacidade

Publicado

em

A Barragem do Estreito, localizada no município de Francisco Macedo tem recebido um grande volume de água, devido as fortes chuvas registradas na região e está perto de alcançar sua capacidade máxima.

A medição aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, por volta das 11h47min, registrando que o reservatório ultrapassou mais de 90% da capacidade, realizada pelo francisco-macedense, Izedito Coutinho, que informou que faltam 92 centímetros para transbordar.

O reservatório, que já chegou a ficar com apenas 6% de sua capacidade, está recebendo uma grande volume de água do Rio Curimatá e deve atingir seu nível  máximo ainda essa semana.

Dentre os afluentes que desaguam na barragem, além do rio Curimatá, existe o riacho do Areal que recebe água do riacho da Manga e o riacho do Turdi.

Além dos riachos, há quatros açudes próximos a PI-243, estrada que interliga os municípios de Francisco Macedo, Belém, Padre Marcos que são: Açude de Elim, Açude de Gonzaga Lopes, Açude de Raimundo Coutinho na Passagem Funda e o açude de Luís Isaias.

Publicidade

“Todos os quatro açudes estão sangrando para dentro da barragem”, informou.

Um vídeo gravado na tarde de hoje, às 14h45, registra a forte correnteza da água na passagem molhada no bairro Campina.

A capacidade total do reservatório é de 23,885 milhões de metros cúbicos de água e tem extensão de aproximadamente 7 km.  A barragem teve sua construção iniciada na década de 90 e somente  em setembro de 2007 foi concluída.

A Barragem do Estreito transbordou pela primeira vez no ano de 2008, e a última vez que o reservatório  atingiu seu nível máximo foi, em março de 2011, estando a mais de nove anos sem alcançar sua  sangria.

Publicidade

Veja o vídeo:

Matérias Relacionadas: Fortes chuvas causam cheia no Rio Curimatá em Francisco Macedo e transbordam barragem em Padre Marcos

Volume de chuvas provoca cheia no rio Curimatá, em Francisco Macedo; veja vídeo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS