Connect with us

Geminiano

GEMINIANO | Secretarias de Assistência Social e Saúde realizam palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência

Publicado

em

A Prefeitura de Geminiano, por meio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, uma palestra para adolescentes do município sobre prevenção da gravidez na adolescência.

Na oportunidade estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Kelcylândia Araújo; a coordenadora da Atenção Básica, Solange Gomes; a psicóloga do CRAS, Micaella Dantas; a psicóloga do NASF, Thalita Vieira; a assistente social Joicy Oliveira; o coordenador do SCFV, Emanuel Vinícius; a supervisora do Criança Feliz, Ariadne Moura; além de orientadoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e adolescentes.

O momento foi realizado no Auditório da Secretaria de Educação e contou com dinâmicas conduzidas pelas psicólogas Micaella Dantas e Thalita Vieira, pela assistente social Joicy Oliveira e pela coordenadora da Atenção Básica, Solange Gomes.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Geminiano, Kelcylândia Araújo, o momento objetivou conscientizar e repassar os riscos da gravidez precoce.

“Em parceria com a Secretaria de Saúde, nós realizamos atividades lúdicas, dinâmicas e uma palestra sobre a gravidez na adolescência com o objetivo de promover a conscientização dos adolescentes e falar sobre os riscos que a gravidez precoce oferta, desta forma, avaliamos o momento de forma positiva”, frisou.

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Geminiano, Solange Gomes, ressaltou que o momento é muito importante e buscou acolher os jovens e falar sobre os riscos da gravidez na adolescência.

“O momento é de suma necessidade de saúde pública, principalmente, por conta de muitas coisas que presenciamos, a questão da evasão escolar, os riscos que uma gravidez na adolescência oferta. Hoje, acolhemos os jovens de forma diferente, um momento de dinâmica e interação, onde mostramos para eles os impactos que uma gravidez na adolescência pode ter na vida deles”, pontuou.

O coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Emanuel Vinícius, comentou sobre o momento e ressaltou que a atenção deve ser redobrada por conta do período carnavalesco.

Publicidade

“É um momento de muita importância, pois sabemos do elevado número de adolescentes grávidas, e se aproximando o carnaval, as nossas preocupações dobram, e enquanto Secretaria de Assistência e Saúde estamos conscientizando para tentarmos diminuirmos os casos”, comentou.

Segundo a psicóloga do CRAS de Geminiano, Micaella Dantas, o diálogo com adolescentes é fundamental para prevenção da gravidez na adolescência. Ela também destacou que apesar do índice ter diminuido nos últimos 10 anos, o número de casos ainda é elevado.

“Adolescentes que engravidam estão mais expostos a riscos de saúde física, mental e social. Apesar do índice de gravidez na adolescência ter diminuído nos últimos 10 anos, o número ainda é elevado. Um dos fatores determinantes para que essa realidade aconteça é falta de informações sobre o tema. Espaços como este para dialogar com o adolescente sobre as possíveis consequências são fundamentais para a prevenção”, afirmou.

A psicóloga do NASF de Geminiano, Thalita Vieira, ressaltou os pontos abordados no momento e destacou a importância de trabalhar a prevenção.

“Tratamos sobre uma problemática muito forte no nosso país que é a gravidez na adolescência. Diante disso, temos o intuito de prevenir e proteger adolescentes de todos os riscos e questões que surgem em uma gravidez não planejada na adolescência, como a evasão escolar, o trabalho precoce, pois sabemos que a maternidade traz responsabilidades, e muitas adolescentes não conseguem entender os danos a própria vida que uma gravidez não planejada pode trazer. Danos estes que podem ser relacionados não apenas ao aspecto físico, mas o emocional, familiar, então nos reunimos e através de algumas dinâmicas como encenação, roda de conversa e momentos lúdicos podemos abordar o tema de forma cautelosa”, garantiu.

A assistente social Joicy Oliveira destacou que o diálogo é de suma importância para que os adolescentes possam ter mais conhecimento sobre os riscos da gravidez precoce.

“Esse momento foi de suma importância, pois foram colocados no decorrer desse encontro dinâmico informações importantes de conscientização sobre a importância do diálogo sobre a gravidez na adolescência sob uma perspectiva preventiva e de atenção integral à menina e ao menino adolescentes, que proporciona a estes sujeitos um olhar com base em valores e comportamentos mais autônomos, com decisões mais responsáveis, além da construção de projetos de vida de longo prazo”, assegurou.

O adolescente Everton de Sousa Borges, de 14 anos, avaliou de forma positiva o evento. “É muito importante, pois aqui em Geminiano vários jovens estão nessa situação, conheço algumas pessoas assim, e por isso, foi um momento muito proveitoso”, afirmou.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS