Connect with us

Ipiranga do Piauí

Prefeito Elvis Ramos participa da mobilização ‘SEM FPM NÃO DÁ!’ e busca solução para queda das receitas de Ipiranga

Publicado

em

O prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, participou nesta quarta-feira, 30 de agosto, da manifestação “SEM FPM NÃO DÁ!”, que aconteceu em Teresina e contou com a participação de mais de 200 prefeitos do Piauí em defesa dos municípios piauienses.

A mobilização foi organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e teve início com a concentração em frente a Assembleia Legislativa do Piauí, e logo em seguida, teve continuidade no Cine Teatro, na parte interna da Assembleia, onde os gestores estiveram reunidos com a bancada de deputados estaduais.


Clique aqui e veja fotos da mobilização!


Na oportunidade, os gestores cobraram solução para as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o atraso na liberação das emendas e a diminuição do ICMS.

Recentemente, os gestores do Piauí participaram de reunião com a bancada federal e encontro com prefeitos de todo o Brasil em Brasília para buscar uma solução para as dificuldades encontradas pelos municípios.

Ao Cidades na Net, o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, comentou sobre as dificuldades encontradas pelo município e ressaltou que a crise afeta a população.

“É um momento de muita dificuldade para todos os municípios do Brasil, principalmente do Nordeste, pois são municípios de pequeno porte que precisam e são dependentes das transferências constitucionais. Estamos passando por um momento de crise, e essa crise afeta toda a população do município, pois dificulta a prestação dos serviços, principalmente, de saúde”, frisou.

Publicidade

Elvis Ramos também destacou as reivindicações do gestores. “Através da APPM estamos nos mobilizando para tratarmos sobre as quedas frequentes dos repasses do FPM, a diminuição do ICMS e a falta de emendas de custeio para mantermos a saúde, então estamos aqui nos mobilizando para chamar a atenção do Governo Federal, pois caso continuem essas quedas, a população vai sofrer com a prestação dos serviços que são essenciais”, assegurou.

O gestor municipal ainda destacou a preocupação e ressaltou que espera que a situação se normalize o quanto antes para que o município possa prestar os serviços da melhor forma possível.

“Estamos muito preocupados em encontrar uma solução para esse problema que estamos encontrando em nossos municípios. Em Ipiranga, emitimos o decreto e paralisamos as atividades prestadas pelo município, claro que as atividades essenciais estão funcionando, mas estamos mostrando para a população a situação que estamos passando, então sem recursos não dá, SEM FPM NÃO DÁ! Então, queremos uma recompensação desses recursos para voltarmos a normalidade na prestação de serviços em nossos municípios”, pontuou.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, comentou sobre a mobilização e ressaltou as principais preocupações da entidade municipal com relação as quedas de receitas dos municípios.

“É uma mobilização que foi encaminhada a todos os presidentes regionais do Nordeste, há uma sincronização nas ações e das pautas também, e hoje, mais de 200 prefeitos confirmaram participação na mobilização. Os gestores estão aflitos com as constantes quedas de transferências constitucionais para os municípios e isso é muito preocupante, pois ao mesmo tempo que nos preocupamos com a folha de pagamento, com os fornecedores temos que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde não podemos ultrapassar o limite de 54%, mas quando se mantém uma mesma grade administrativa e cai o recurso, automaticamente, a folha irá subir o índice e isso prejudicará a administração municipal”, afirmou.

Após o momento municipalista, Toninho fez uma avaliação da mobilização e destacou que uma comissão de prefeitos estarão reunidos com o presidente Lula amanha, 31. “Essa mobilização é para mostrar para a sociedade, mostrar para o Governo, a situação delicada que os municípios estão passando. Aqui foi lida e apresentada uma carta dos prefeitos piauienses relatando todas as dificuldades para o presidente Lula e amanhã ele irá receber uma comissão de quatro prefeitos para que possamos mostrar as dificuldades que passamos e pedindo a ele um auxílio financeiro para que possa recompor as perdas desses meses com a queda da arrecadação, então é muito importante, pois um Brasil de inclusão se faz com todos os municípios fortes”, garantiu.

Além do prefeito Elvis Ramos, também participam do momento representando o município, a nutricionista Kennyana Miranda; o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Cortez; o vereador Henrique Leal; e o secretário de Governo, Ricardo Leal.

Publicidade

Matéria relacionada: Prefeito Elvis Ramos anuncia paralisação das atividades e serviços da Prefeitura no dia 30 de agosto

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS