Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos realiza a 2ª Romaria e reúne centenas de fiéis; santuário é denominado e recebe imagens

Publicado

em

Em um ato de fé e devoção a Maria, centenas de fiéis católicos participaram na noite deste sábado, 1º de maio, dia do trabalhador, da 2ª Romaria da Mãe de Deus, realizada em Padre Marcos.

A celebração abre o mês Mariano na Paróquia Santo Antônio. Para a Igreja Católica, maio tem um sentido bem especial, é o mês dedicado à Maria, a mãe de Jesus Cristo. Ela, que é muito amada pelos fiéis cristãos católicos por toda sua história e exemplo de mãe, é lembrada e homenageada durante todo o mês com missas, terços, oferta de flores e cânticos e também orações especiais.

A Santa Missa foi celebrada no morro da pedrona, onde está em construção um grande santuário. Antes de iniciar a celebração, foram instaladas as imagens de duas santas, Nossa Senhora de Lourdes e santa Bernadete, e realizada a bênção do espaço de oração e de encontro do povo de Deus, que recebeu o nome de Santuário da Boa Esperança.

A Missa foi presidida pelo padre Fernando Amando, pároco local. A equipe de liturgia foi formada pelos homens que trabalham na construção do santuário, em um gesto de agradecimento pelo voluntarismo em prol da obra de Deus, bem como, em alusão ao Dia do Trabalho.

O santuário é uma obra das mãos e do coração do povo, e está sendo construído todo a partir da doação materiais e mão de obra. Ao final da Missa, o padre Fernando fez uma prestação de contas. Até a conclusão dessa segunda etapa, já foram aplicados mais de 20 mil reais.

Publicidade

Segundo o padre Fernando, o Santuário é um sonho antigo da comunidade, idealizado há décadas pelo professor José Leite Santana. “Em 1982, mediante uma grande seca que assolava o solo nordestino, foi feita uma promessa ao Pai do Céu para que caísse chuva nas terras, e em forma de gratidão, seria construída uma gruta para Nossa Senhora, um cruzeiro e um cristo redentor”, relatou o padre.

O terreno onde está sendo construído o santuário foi doado ao município em 16 de junho de 2000, pelo saudoso Cosme Otacílio, na gestão do então prefeito Raimundo Vieira, que abraçou o projeto. Agora, a Prefeitura Municipal de Padre Marcos, por meio da Câmara Municipal, está doando o terreno para a igreja.

Os trabalhos de construção do santuário tiveram início em 21 de abril de 2019, com abertura do acesso ao local. Em maio de 2019 aconteceu a primeira Romaria. Para o sacerdote, uma noite marcada pela fé, amor e a confiança na continuidade desse projeto.

“Hoje, 1º de maio de 2021, diante de dias tão difíceis, estamos realizando a primeira etapa desse sonho, que é a instalação da gruta. A segunda etapa vai ser a instalação das 15 estações da Via Sacra, e a terceira etapa, talvez a mais desafiadora, é a montagem de um Cristo Redentor no topo da pedra. O projeto já está montado e acredito que o povo de Padre Marcos vai conseguir chegar até o que foi planejado”, disse.

A celebração foi realizada obedecendo medidas sanitárias de prevenção à transmissão da Covid-19. Todos os fiéis utilizavam máscaras de proteção facial. Na chegada ao local, a Pastoral da Acolhida higienizava as mãos dos fiéis com álcool em gel. As cadeiras foram colocadas no local obedecendo o distanciamento social.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar, participou da celebração acompanhado da família. O gestor enalteceu o trabalho realizado pela igreja católica, com o apoio do poder público e da comunidade, e salientou que Padre Marcos tende a entrar no roteiro turístico religioso do Piauí.

Publicidade

“Aqui está sendo construído um espaço de oração, de manifestação da fé, um lugar de paz. Esse é o segundo ano da Romaria, e se não fosse esse momento em que estamos, teria muito mais gente participando. Então, nós temos a certeza de que Padre Marcos entrará para o roteiro turístico religioso do Piauí”, disse.

O prefeito elogiou a igreja pela organização. “Estão de parabéns por estar realizando esse grande evento, com muita gente, mas tudo com muita organização, todo dentro dos padrões exigidos pela Secretaria Municipal de Saúde e pela vigilância sanitária. Nós somos agradecidos à população de Padre Marcos consciência dos cuidados que devem ser adotados, tanto é que nós estamos sem nenhum caso de Covid”, destacou Valdinar.

_Mais imagens

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

created by dji camera

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS