Connect with us

Picos

Com feriadão se aproximando, Hemocentro de Picos faz apelo para mais doações

Publicado

em

O feriado da Semana Santa se aproxima e, mesmo com estoque suficiente para os pacientes que necessitam de doações de sangue nos próximos dias, a direção do Hemocentro de Picos apela a todos os doadores para que compareçam e façam mais doações.

Isso é preciso porque, por conta do feriado, é possível que aumente o número de pessoas que necessitem das bolsas de sangue. Além do Hemocentro não funcionar durante esses dias, é no período dos fins de semana e feriados que aumentam os acidentes e, com eles, a necessidade de transfusões sanguíneas.

A assistente social do Hemocentro de Picos, Valdênia Moura, enfatizou o apelo, pondo em evidência a classificação dos negativos que, geralmente, possuem o menor estoque.

“Desde já estamos chegando perto da Semana Santa que tem os dias feriados. Por isso seria bom que os doadores compareçam no Hemocentro para fazerem suas doações, tanto os de Picos quanto os das cidades vizinhas, pois serão muitos dias feriados, e nesses dias pode aumentar o número de pacientes necessitando de sangue. Então, para suprir, temos que ter a colaboração dos doadores. Geralmente o estoque mais em falta é a classificação dos negativos. Tanto fica em falta como são os mais fáceis de vencer. Às vezes tem até um estoque bom de negativo, mas como a validade do sangue é de 30 dias, se perde rápido, pelo fato da procura também ser menor”, explicou ela.

Valdênia disse ainda que qualquer pessoa a partir dos 16 anos de idade até os 69 anos pode doar sangue. Contudo, menores de 18 precisam de autorização dos pais ou responsáveis, e maiores de 67 só podem caso sejam doadores contínuos do Hemocentro.

Publicidade

A pessoa precisa também pesar acima de 50Kg, não ter contraído hepatite a partir dos 10 anos de idade, estar bem de saúde, sem nenhuma doença como gripe ou febre. E não pode ter realizado endoscopia no último ano.

“Convidamos todos os doadores voluntários que compareçam no Hemocentro para aumentarmos o estoque, para termos uma geladeira com bastante sangue na Semana Santa”, apelou Valdênia.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS