Connect with us

Picos

Mais de 220 picoenses são beneficiados com cirurgia de catarata

Publicado

em

O município de Picos foi contemplado com mais de 220 cirurgias de catarata. Os procedimentos cirúrgicos tiveram início nesta terça-feira, 1 de fevereiro, e encerram nesta quinta-feira, 3. A ação é promovida pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

As cirurgias estão sendo realizadas no prédio do antigo Espaço Cidadão na Avenida Getúlio Vargas no Centro de Picos.

Segundo a assistente social da Secretaria de Saúde de Picos, Edilma Maria, durante o dia de ontem, 1, foram realizados 26 procedimentos cirúrgicos. Ela também destacou que na manhã desta quarta-feira, 02, mais 83 foram operados e durante o período da tarde, 60 picoenses foram beneficiados. Nesta quinta-feira, 3, mais 60 pessoas devem passar pelo mutirão.

assistente social da Secretaria de Saúde de Picos, Edilma Maria

De acordo com a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Edilma Maria, neste mutirão foram priorizados aqueles pacientes que haviam realizado a cirurgia na etapa realizada no ano de 2021. Edilma também destacou que outro público atendido foram aqueles pacientes na fila de espera do programa Gestor Saúde.

“Esse foi um trabalho que começou pequeno, mas que foi árduo. Viemos direcionados por um ofício do estado, que veio específico para dois públicos: o primeiro, foi aquele de pacientes que fizeram sua primeira cirurgia no ano de 2019. A gente tinha uma lista de controle de todos aqueles pacientes que participaram do mutirão em 2019. O outro público é daqueles pacientes que estão na fila do Gestor Saúde, que é um programa que garante o acesso desses pacientes ao referido serviço. Pela rede Gestor Saúde fomos buscar em suas localidades através de toda a equipe de saúde da família, através dos agentes comunitários e conseguimos localizar uma boa parte dessas pessoas”, frisou.

Edilma Maria também destacou que após o preenchimento das vagas mencionadas anteriormente, foram abertas para população em geral.

“Preenchidas essas vagas, abrimos as que sobrou para a população em geral, que também foi buscada através da atenção básica. Aqueles pacientes de suas respectivas áreas que não conseguiram fazer a cirurgia ainda, entraram na lista”, disse ela.

Publicidade

Antes de entrar na sala de cirurgia, todos os pacientes são submetidos a teste rápido para Covid-19, e em caso de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para fazer o reteste em um laboratório, e confirmando o resultado positivo, o mesmo não poderá realizar a cirurgia, sendo necessário aguardar por uma nova oportunidade.

O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros, disponibilizou uma equipe de apoio durante todos os dias do mutirão de catarata.

Facebook

MAIS ACESSADAS