Connect with us

Picos

PICOS DAS ANTIGAS | Professor conta história de Picos com acervo de fotos antigas em página no instagram, que já possui 10 mil seguidores

Publicado

em

As raízes da sua família, que se misturam com as da cidade e o amor pela história e educação, são alguns dos motivos que levaram o professor Higo Carlos Meneses, a buscar uma nova maneira para contar a história da querida Picos.

Ele, que é natural de Santa Cruz do Piauí, mas picoense de título e coração, é o criador da página no instagram “Picos das Antigas”, que tem chamado atenção não só dos picoenses, mas de todos que tem o desejo de saber mais sobre a “Capital do Mel”.

Higo, que é professor efetivo da rede pública, mora em Picos desde os 5 anos e integra uma das tradicionais famílias da cidade. “Sou pelo lado paterno descendente de picoenses da gema, os Meneses, ou Banderas da rua Coelho Rodrigues. Sou bisneto de Manoel Meneses, ou Manoel Bandera. Mas como minha mãe é de Santa Cruz, nasci lá. Meu pai é daqui, nascido e criado naquele casarão que ficava em frente a Moura Leal na Coelho Rodrigues, minha infância foi ali. Meu bisavô era bem conhecido pelos antigos” conta.

Para compartilhar sobre a história de Picos, em março de 2021, Higo iniciou a página no instagram. “A ideia veio da necessidade de divulgar a História local e ao mesmo tempo utilizar as plataformas de redes Sociais, como Instagram e Facebook como ferramentas didáticas, devido ao alcance que essas mídias possuem” destaca ele.

No perfil, ele mostra uma Picos antiga que os mais novos não conheceram e ajuda a fortalecer os laços dos moradores com a cidade. “O publico do Facebook é um público mais de idade e me ajuda com algumas informações. Já o público do Instagram é em sua maioria uma galera mais jovem. Isso é importante por que ajuda a juventude a despertar e construir um sentimento de pertencimento. Isso contribui para formação de uma consciência histórica nos jovens. Não é uma página só de História, lá a gente discute a arte e o conhecimento local como um todo, visando o despertar do que eu chamo de PICOENSIDADE”.

Publicidade

Higo é graduado em história e letras/português e Pedagogia, Mestre em Educação e doutorando em Educação na UFPI. Ele informou que muito do material divulgado na página, foi coletado durante sua graduação em História e mestrado.

“No que diz respeito ao material postado, muito dele eu já tinha coletado durante minha graduação em História e meu mestrado, que teve como foco o município de Picos. Mas consigo material no arquivo público, museus, órgãos públicos como também os próprios seguidores interagem e enviam materiais e informações. A interação na página é muito grande”.

Publicidade

O perfil reúne fatos históricos da cidade centenária e mostra muitas curiosidades. Junto com as fotos, as legendas trazem um pouco da história daquela época. Em uma das publicações que mais repercutiu até o momento, o professor fez um relato sobre a história do ‘túmulo de duas gavetas’, que ficava do lado de fora do Cemitério Municipal.

Publicidade


“Quando posto a foto, não é só uma foto. Construo um pequeno texto didático explicando o contexto da fotografia e como ela se relaciona com o presente. A página desenvolve enquetes nos stories, constrói pequenos vídeos, fornece informações sobre o que está acontecendo em relação a história e cultura no município”.

O professor conta com a ajuda de amigos e internautas que também contribuem para o material. “A página hoje funciona eu e eu mesmo pra fazer, mas muita gente contribui. Colegas historiadores dão opinião, fizemos um especial com vídeos no aniversário da cidade, pedi ajuda aos colegas e teve uma repercussão muito positiva. As pessoas vem pra nossa página aprender, é isso que a gente percebe. E ter uma rede social que cresça gerando conhecimento é muito gratificante” diz ele.

Para ele, o perfil tem cumprindo seu propósito. “Pessoal tem gostado, mata a curiosidade. História é um processo, nem sempre as coisas foram como estão e não chegaram ali sozinhas. A página tem conseguido mostrar isso. E o nome PICOS DAS ANTIGAS chama atenção. Todo mundo quando ia começar a contar algo dizia ‘antigamente, no tempo antigo’, então decidi que esse seria o nome da página”.

Higo aproveitou para informar que todas as pessoas interessadas em contribuir com a publicação de conteúdo na página, podem mandar fotos ou compartilhar informações.

Como resultado do conteúdo produzido, a página tem registrado um expressivo crescimento e já conta com mais de 10 mil seguidores. “Mês passado tínhamos oito mil seguidores e hoje mais de dez mil. Todo dia aparece gente nova e o legal é que o povo interage, pergunta, informa, manda foto, elogia, brinca, e eu procuro dar atenção, geralmente tiro o final da noite pra isso”.

Para Higo, a página tem influenciado as pessoas, contribuindo para uma maior valorização da história. “A aceitação tem sido incrível. Acho que pautamos a internet. A página influencia nas postagens das pessoas, a gente percebe que elas tem valorizado mais a nossa História. A História do povo picoense. Não é uma história meramente política, é a História de nossas gentes. A população tem abraçado a proposta e isso me alegra. Não tem finalidade lucrativa. A maior finalidade é o conhecimento e sua valorização”.

Publicidade

O objetivo do professor é que a página possa crescer cada vez mais. “A intenção para o futuro é dedicar mais tempo a página, por que hoje trabalho e estudo e postar demanda pesquisa e faço isso com muita responsabilidade, até por que sou pesquisador de formação e devo isso a sociedade. Não são coisas inventadas da minha cabeça. É fruto de pesquisa e embasamento teórico. É uma página que tem me trazido muita alegria e a intenção é que ela cresça mais e alcance mais pessoas. Para que cada vez mais despertem nossa PICOENSIDADE”.

Não só através do perfil “Picos das Antigas”, mas de forma ainda mais efetiva, Higo tem contribuído para a perpetuação da história de Picos. Além de sempre levar a trajetória da cidade para a sala de aula, ele também contribuiu para a criação da Lei 3049 de 2020, para a inclusão dos conhecimentos locais sobre Picos, no currículo das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

“Antes da página eu sempre ensinei história local aos meninos dentro do conteúdo e eles amavam. Hoje estou afastado da sala de aula, sou coordenador da Educação a distância na Uespi, mas sempre atuei em Picos como professor. E essa luta pela valorização da cultura local é antiga. Tem uma lei apresentada a Câmara Municipal que obriga o ensino de história e cultura picoense na rede municipal. Ajudei a escrever ela, apresentei essa proposta e foi abraçada pelo poder Público. Hoje é lei. Também recebi o título de cidadão picoense recentemente” contou.

Higo informou que a partir de 2022 voltará a atuar na sala de aula na rede pública de Picos como professor de História. Lá, com certeza ele vai continuar compartilhando sobre a “Picos das Antigas” e contribuindo para formar um Picos melhor para o futuro.


instagram.com/picosdasantigas/

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS