Connect with us

Pio IX

Educação de Pio IX trabalha inclusão social em escolas com projeto Bonecos do Bem

Publicado

em

A gestão “Trabalho é respeito para todos” do prefeito Silas Noronha, através das Secretarias de Educação e Saúde, está desenvolvendo um inovador projeto com bonecos em escolas públicas da rede de ensino do município de Pio IX.

Nesta quarta-feira, 19 de março, aconteceu a primeira ação do Bonecos do Bem em três unidades escolares municipais, são elas as creches Florzinha do Pereiro, Tia Ana e Anita Teles. Nas oportunidades, foi feita uma peça em cada unidade de ensino com tema de inclusão em alusão ao abril azul, mês mundial da conscientização do autismo.

A psicóloga do NACE (Núcleo Especial de Atenção à Criança), Islândia, falou sobre o projeto. “Hoje começamos o projeto com os Bonecos do Bem, em parceria com a Secretaria de Saúde e Educação. Esse projeto visa trabalhar a inclusão de uma forma desmistificada e também sair daquela teoria do que é inclusão. A gente busca trabalhar, principalmente, nessas fases iniciais da vida da criança na questão do respeito e do incluir para além de só colocar sala de aula, como o coleguinha pode estar trazendo o outro que tem uma deficiência para uma brincadeira, para um momento que muitas vezes ele é excluído por ter uma limitação. Dessa forma, o objetivo do nosso projeto é trabalhar a diversidade, o respeito e a inclusão dentro das escolas nessas séries iniciais”, explicou Islândia.

Islândia Santos

A gerente da Atenção Básica da Saúde, Cyntia, contou o que foi desenvolvido no primeiro dia da ação. “O projeto Bonecos do Bem nasceu da necessidade de trabalhar o tema inclusão nas escolas, principalmente com o público infantil. Então trabalhar de forma lúdica e os bonecos representam diversas pessoas com deficiência. A gente iniciou com um texto do “Meu amigo faz III” que é um livro da Andréa Werner e conta uma história sobre inclusão, e depois fomos adaptando com personagens que a gente foi criando para mostrar como essa inclusão se dá na escola. É um projeto que iniciamos hoje e vai percorrer todo o município”, destacou.

Cynthia Santhiago

Aline é educadora física da educação de Pio IX e fala que o projeto é de grande relevância. “Esse é um projeto muito interessante por que ele nos traz a oportunidade de abordar temas com as crianças contando histórias com os bonecos e hoje foi possível falar sobre alimentação saudável e a importância da prática de exercício dessa maneira. Foi muito legal a ação desenvolvida”, afirmou.

Aline Alencar

O secretário de Saúde, Jonathas Leite também comentou sobre o projeto.

“Este projeto é uma parceria da Educação com a Saúde e são bonecos educativos que enriquecem e transmitem para o alunado formas de ações mais interativas, onde há o envolvimento de todo mundo. É um momento que se inicia e virão vários outros momentos”.

O Bonecos do Bem é um projeto desenvolvido por Grasiane Sá e busca uma maior interação com o alunado utilizando de técnicas do ventriloquismo, o que chama mais atenção dos alunos e aplica, de forma mais dinâmica, a inclusão social, principal objetivo do projeto.

Grasiane Sá

Material adquirido pela gestão Silas

Vale destacar que todo o material utilizado no Bonecos do Bem foi adquirido pelo prefeito Silas Noronha e está à disposição do município. O prefeito Silas fala da importância do projeto.

“Esse projeto que está sendo desenvolvido é muito importante porque trabalha, principalmente, com crianças de idades menores, as quais aprendem formas de inclusão de maneira mais dinâmica. Temos a certeza que as nossas crianças aprendem a espalhar o amor de forma objetiva e elas só tendem a desenvolver ainda mais com este projeto”, destacou Silas.

Imagens: Ascom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS