Connect with us

MUNICÍPIOS

São Julião adota dinâmica em vacinação contra a Covid e alcança jovens de 21 anos

Publicado

em

São Julião está cada vez mais perto de vacinar a população adulta com o avanço da faixa etária. Assim se destaca entre os melhores índices de municípios com maior cobertura que integram a Regional de Saúde de Picos.

Mais uma meta de vacinação contra a Covid-19, foi alcançada nesta quarta-feira (18) com jovens de 21 anos e pessoas remanescentes com idade superior que receberam a primeira dose da vacina Pfizer.

A vacinação aconteceu no Centro de Saúde Luís Gonzaga da Rocha e nos dois postos que estão situados nos povoados Fujona e Mandacaru.

Nessa etapa foram ministras 182 doses, em geral. O retorno para a segunda dose está marcado para o dia 10 de novembro.

Desde o início da campanha de vacinação foram aplicadas o total de 5.252 doses. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, referente a D1 (primeira dose) são 3.675 já aplicadas, 1.459 da D2 (segunda dose) e 118 da DU (Dose única).

O coordenador de imunização, enfermeiro Sodson Rocha, destaca que esse avanço é fruto do trabalho com apoio do prefeito Dr. Samuel Alencar e como resultado ele explicou sobre a parte técnica enfatizando o chamado “volume morto” nas seringas. O termo utilizado pelos profissionais de saúde significa que quanto menor volume morto, é proporcionado doses extras além do que é contido no frasco.

Publicidade

“O volume morto em frasco com capacidade de dez doses há aumento para 11 doses. Um frasco de cinco, ele dá seis doses. Desde o início da campanha, a gente conversou com o prefeito, e estamos comprando esses insumos com o menor volume morto possível. Isso juntamente com o empenho e esforço da equipe contribuiu para estarmos com a vacinação bem avançada”, destacou.

Sodson acrescenta ainda que dessa forma as doses têm um rendimento que dá para vacinar a mais. “Sempre vacinamos um pouco a mais do que a gente recebe, justamente por questão desses insumos que compramos específicos. O prefeito abraçou a causa e sempre está disposto a ajudar no que solicitamos”, reforçou o coordenador de imunização de São Julião.

Na espera, a jovem Ana Paula, de 23 anos, declarou que a vacinação é um momento muito importante e deixou a mensagem recomendando que as pessoas “tomem as vacinas para evitar a covid. É a salvação das famílias”.

Jaciana de Sousa, 22 anos, também tomou a vacina. Ela disse que a vacinação representa um alívio e que vai imunizar, uma vez que ela tem criança e também a mãe.

“A gente vai ficar imunizada e vamos ter um alívio a mais. Eu que tenho criança pequena em casa, não vi chegar a hora de tomar essa dose. Agradeço demais”, declarou a jovem vacinada com a primeira dose da Pfizer.

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em São Julião avança através de uma dinâmica diferenciada com relação as outras cidades da região. A secretária de Saúde, Conceição Araújo, afirmou que uma das características é o imediatismo. A gestora disse que logo que anunciada a chegada da vacina na regional de saúde de Picos, as equipes sãojuliãoenses já fazem a logística e iniciam a vacinação no município.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pageIMG_1731.jpg

Conceição destaca também que São Julião costuma vacinar três vezes por semana. “Temos uma equipe muito grande para as vacinas e quando há uma quantidade maior, montamos duas equipes na sede onde tem uma demanda maior e nos três postos acontecem ao mesmo tempo. É por isso que estamos caminhando tão bem, graças a Deus”, pontua.

Uma vez que autorizado novo público a vacinação acontece simultaneamente nas referidas unidades para que as pessoas atendidas em cada área se dirijam aos locais determinados.

Em relação a D2 – segunda dose – a gestora da pasta afirmou que estão sendo ministras dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

“As agentes de saúde entram em contato com as pessoas que através de levantamento vêm tomar sua segunda dose, tudo da melhor forma possível”, comentou.

A secretária acrescentou ainda que o Ministério da Saúde preconiza até o momento o público com faixa etária de 12 anos com a vacina da Pfizer. “Estamos esperando aptos a realizar o quanto antes possível porque quanto mais gente imunizada mais seguro fica nosso município. Para baixarmos uma próxima idade precisamos receber mais doses e dependendo da quantidade veremos qual o público que dá pra fazer. Quando terminar o de 18 anos o MS já autorizou a vacinação de jovens e crianças de até 12 anos”, apontou.

A equipe de profissionais para a vacinação em jovens de 21 anos e pessoas remanescentes com idade superior ocorrida nesta quarta-feira (18) foi composta pela enfermeira Keyla Bezerra, a secretária Conceição Araújo, o coordenador de imunização e enfermeiro Sodson Rocha, a técnica de enfermagem Aldivânia Amelia, a auxiliar de enfermagem Ronilda Silva e o enfermeiro Paulo Henrique.

Veja mais imagens

Facebook

MAIS ACESSADAS