Connect with us

MUNICÍPIOS

Seminário de Educação em Simões marca a volta às aulas no segundo semestre

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 02 de agosto, teve início o V.1 Seminário de Educação em Simões, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

O seminário é voltado para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino e conta com uma diversificada programação com palestras e oficinas para o aperfeiçoamento profissional dos docentes.

O seminário marca o início do segundo semestre letivo e reúne em torno de 300 profissionais dentre professores, gestores escolares e monitores de programas da pasta. As aulas remotas terão início no dia 05 de agosto.

O evento, direcionado para os profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos iniciais e Anos Finais, acontece paralelamente em espaços diferentes, sendo trabalhadas as metodologias que envolve cada módulo de ensino.

A Educação Infantil aborda as temáticas “A proposta curricular na perspectiva do ensino híbrido: desafios e possibilidades na educação infantil” e “Metodologias ativas: caminhos e possibilidades para educação infantil”, e está sendo realizada na Câmara Municipal.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0016.jpg

Na abertura, os profissionais da educação infantil foram recepcionados de forma calorosa com música, além de receberem uma lembrancinha. Em seguida, aconteceu uma palestra com a doutoranda em Educação, Desterro Barros, que ministrou sobre o tema “A proposta curricular na perspectiva do ensino híbrido: desafios e possibilidades na educação infantil”. A temática foi dada continuidade à tarde, sendo conduzida pela mestre em educação Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Para os profissionais do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos finais, o evento foi realizado no CEM, e discutiu sobre o temática “A construção da aprendizagem como uma atividade teórica e prática”.

As formações foram realizadas em quatro espaços distintos. No espaço 1 – Professores de 4º e 5º, foram trabalhados sobre ‘Fundamentos matemáticos, construindo aprendizagens’, ministrado pela professora Stefanie Taise.

No espaço 2- Professores das turmas do projeto Borboleta, foi explanado sobre ‘Fundamentos de alfabetização’, pela professora Katiana Rocha. No espaço 3 – Docentes de 1º, 2º e 3º anos, ministrado pela Mestra Kerline, sobre ‘Fundamentos de linguagens, construindo aprendizagens’.

Publicidade

No espaço 4 – Docentes das turmas de 6º ao 9º, conduzido pela professora Drª. Ariele Costa, em relação a ‘Fundamentos psicológicos da aprendizagem na prática do educador’.

Á tarde, foi ministrado no espaço 1, sobre as ‘Competências gerais e específicas na construção da linguagem matemática à luz da BNCC’. No espaço 2, sobre as ‘Competências gerais e específicas na construção da linguagem oral e escrita à luz da BNCC’.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0244.jpg

Nos espaços 3 e 4, ‘Fundamentos psicológicos da aprendizagem na prática do educador’ e ‘Fundamentos de alfabetização’, respectivamente.

A secretária de Educação, Íris Elaine, falou sobre o evento. “Iniciamos o seminário em preparação para o segundo semestre com essa formação voltada para nossos professores nesses dias 02 e 03 e no dia 04, acontece o planejamento por escola, onde nosso intuito é estar orientando, capacitando nos professores, com palestrantes qualificados que estão repassando informações e atualizações necessárias para os nossos profissionais, tanto sobre a BNCC, como e principalmente, sobre o retorno das aulas de forma presencial, visando sempre um trabalho focado para melhorar a qualidade de ensino”, explicou.

Íris informou que o retorno das aulas presencias será de forma gradual. “Vamos iniciar o segundo semestre ainda com o ensino remoto. E a partir do mês de setembro algumas turmas vão retornar de forma presencial, como o Infantil II e 1º, 2º, 5º e 9º ano, no formato híbrido, a gradativamente outras turmas vão retomando”, disse a gestora da pasta, informando também, que a estrutura física das escolas serão preparadas para receber os alunos e profissionais seguindo todos os protocolos de segurança.

A gestora destacou a importância das formações para professores. “Desde que assumi a Secretaria de Educação, realizamos o seminário, por entender a necessidade de manter nossos profissionais capacitados, trazendo inovações e novas metodologias e mais conhecimento, para assim melhor atender nosso alunado”, frisou.

Ainda segundo a secretária, todas as escolas da sede e duas da zona rural estão funcionando em tempo integral. “Temos 10 escolas, cinco da zona rural e cinco na zona urbana. As escolas da sede e a Creche Tia Marcelina, localizada no povoado Monte Santo, retoma de forma integral, além da escola Santa Isabel, situada na Serra do Gil, a qual recebeu uma reforma recentemente, e vai ofertar o ensino em tempo integral”, finalizou”.

A programação do seminários segue até esta terça-feira (03). Para Educação Infantil, o evento acontecerá na Creche Raimunda Angelina Félix dos Santos, com a palestra “Metodologias ativas: caminhos e possibilidades para educação infantil’, ministrada pela professora Erineide dos Santos Lima. E á tarde será o planejamento pedagógico.

Já o Ensino Fundamental, no espaço 1, será abordado sobre os ‘Fundamentos de linguagem’, e no espaço 2, ‘Fundamentos psicológicos da aprendizagem na prática do educador’.

No espaço 3, será trabalhado ‘Fundamentos matemáticos’ e no espaço 4, ‘O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula’. Á tarde será desenvolvido em ambos os espaços, canteiro de produção.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS