Connect with us

Simões

Educação de Simões realiza encontro de culminância do Projeto Resgate a Infância

Publicado

em

Após meses de qualificação e desenvolvimento de atividades, a Secretaria Municipal de Educação e servidores do Ministério Público do Trabalho (MTP) realizaram o encontro de culminância do projeto MTP na Escola – “Resgate a Infância”.

O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira, 17, no auditório da Escola CEM, reunindo a comunidade escolar da Rede Pública Municipal de Ensino envolvida no projeto.

O programa foi proposto pelo MTP para, em parceria com a Prefeitura Municipal de Simões, combater a exploração do trabalho infantil. Dentro desta perspectiva, uma série de atividades foram implementadas nas escolas, tendo em vista a reafirmação de que é direito de toda criança o lazer, o estudo e o não trabalho.

Os educadores receberam orientações sobre como diagnosticar situações de trabalho infantil, foi desenvolvido um concurso de poesia, conto e desenho entre os alunos e outras ações de sensibilização da comunidade escolar para a temática.

Publicidade

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Íris Elaine, destacou a importância do projeto desenvolvido nas escolas.

“Levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar é como ação de prevenção e da erradicação do trabalho de crianças e adolescentes, tendo alunos da rede municipal como protagonistas, é, para mim, motivo de muito orgulho. Acredito que falta de afeto, de cuidado, de alimentação, e a violência, trabalho infantil, interferem negativamente na formação de cidadãos conscientes e felizes, e por isso, abraço o projeto com afeto e comprometimento”, disse.

O Chefe de Gabinete, Magno Dantas, Representando o prefeito Zé Wlisses, também falou sobre o evento realizado.

“Parabenizo a Secretaria de Educação pelo desenvolvimento desse projeto, pois toda preocupação com a criança dentro e fora do ambiente escolar é válida. Hoje estamos aqui na culminância desse projeto que é a representação fiel dessa preocupação[…] Nós adultos precisamos ficar vigilantes com relação a nossas crianças. Qualquer coisa que impunham uma obrigação ou uma ocupação para criança que a prive de viver a infância, de ir à escola, é uma forma de exploração do trabalho infantil” ressaltou.

Logo após as falas, foram apresentados os trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos da rede municipal que participaram do Projeto MTP. Ao final, as melhores apresentações foram premiadas.

Além dos citados a cima, também prestigiaram o evento, o Presidente da Câmara, Francisco Ângelo, Secretária de Assistência Social, Rúbia Moura, Raimundo Leite (Meio Ambiente), Ana Gardênia (Cultura), entre outros.

Mais fotos

Por Álisson Carvalho.
Fotos: Romário Carvalho.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS