Connect with us

Simões

Representantes de Simões participam da 8ª Conferência Estadual de Saúde em Teresina

Publicado

em

Ao estabelecer como princípio organizativo do Sistema Único de Saúde (SUS) a participação comunitária, a Constituição Federal de 1988 apontou para a relevância da inserção da população brasileira na formulação de políticas públicas em defesa do direito à saúde. Além disso, atribuiu à população a função de fiscalizar  as ações do Estado.

Buscando, desta maneira, que atores sociais historicamente não incluídos nos processos decisórios do país participem, com o objetivo de influenciarem a definição e a execução da política de saúde.

No município de Simões a VII Conferencia Municipal de Saúde foi realizada no dia 08 de abris, e teve como tema “Democracia e Saúde, Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

Os quatro delegados eleitos durante a Conferência  para representar o município e suas propostas,  Renata Sulamita, enfermeira representando a gestão municipal, Maria Augusta, médica representando os trabalhadores da saúde, Ronael Carvalho e Arivelino representantes da comunidade, participaram em  Teresina para a 8ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí.

O evento aconteceu  no período de 5 a 7 de Junho, em que ao longo dos 3 dias,  participaram de palestras, rodas de conversa e discussões, voltados aos  3 eixos temáticos: “Saúde como Direito”, Consolidação dos princípios do Sistema único de saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Publicidade

A enfermeira Renata Sulamita,  avaliou a participação no evento como uma experiência muito positiva, através das discussões e debates, onde segundo ela, o conhecimento a cerca de tudo que envolve o SUS e suas ações ficou mais claro. “Foi possível perceber que as propostas do nosso município foram condizentes com a maioria das propostas dos demais municípios, demonstrando que as dificuldades em relação ao SUS se repetem em diferentes locais” disse.

Renata ainda acrescentou que tanto na etapa municipal como na etapa estadual percebe-se que apesar dos avanços a participação social ainda deixa a desejar, por ter pouca adesão da comunidade.

As propostas oriundas de todos os municípios foram debatidas através da divisão de vários grupos de trabalho, organizados por eixo temático e para cada eixo foi realizada a eleição das propostas a nível estadual que serão apresentadas na Conferência Nacional que ocorrerá no período de 4 a 7 de Agosto em Brasília. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

 

   

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS