Connect with us

Vila Nova do Piauí

Educação de Vila Nova promove palestras com psicólogo e destaca importância do papel da família na escola

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu nos dias 09 e 12 de agosto, a ‘Oficina com as Famílias’ por meio do Programa Educação e Família, tendo como público-alvo pais, mães e responsáveis pelos alunos das Unidades Escolares Zacarias Manoel da Silva e Sabino Gomes de Lima, nas respectivas escolas.

A programação em ambos os dias, consistiu na realização de oficina com as famílias, orientações sobre Alimentação Saudável, com o nutricionista José Filho e entrega de boletins do primeiro semestre.

Durante os encontros, as oficinas foram conduzidas pelo psicólogo Anderson Sousa, com o tema: “A importância da Família na Escola para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente”.

Segundo o palestrante, as atividades aconteceram em três momentos, primeiramente foi realizada uma roda de conversa onde o psicólogo Anderson Sousa a ministrou falando sobre: A tensão e o Perigo do Rótulo.  “É você, por exemplo, rotular o seu filho, o aluno rotular o professor e sua escola como algo ruim e neste sentido a gente debateu a importância de observar as coisas boas com críticas positivas”, explicou Anderson.

O segundo momento focou na abordagem dos direitos e deveres a partir dos artigos 53 ao 59 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O terceiro momento constituiu com a oficina, onde os participantes foram divididos em três grupos, um grupo ficou responsável por falar sobre os diretos e deveres dos alunos, o segundo grupo ficou com os direitos e deveres da escola e o último grupo ficou com os direitos e deveres da família na escola. A oficina foi encerrada com a socialização dos três grupos.

Publicidade

Ao Cidades na Net, o psicólogo elencou os benefícios de um encontro como esse para a efetivação de uma educação com mais participação da família. “Não há como se fazer educação sem a participação ativa da família, então é importante integrar a família ao processo educativo unindo escola, família e aluno. O segundo ponto importante é, às famílias terem conhecimento de quais são os direitos e deveres de seus filhos, da escola e da própria família, portanto, momentos como este estimulam o protagonismo familiar”, pontuou.

Por fim, a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, falou sobre a importância do tema, bem como da participação das famílias no âmbito escolar. Além de agradecer a todos que participaram dos encontros, e a colaboração da gestão municipal.

“Sabemos da importância da família na escola sem a parceria da família é impossível fazer um bom trabalho. Até porque família e escola andam juntas. E dizer que momentos como esse, só perde quem não vem. A participação e interação são de grande respaldo para a formação e o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Gostaria de agradecer a todas as famílias que atenderam o nosso convite, agradecer todos os funcionários das escolas, coordenadores, professores, equipe gestora, auxiliares de serviços gerais e todos que fazem a Educação de Vila Nova. Agradeço também a colaboração da gestão municipal na pessoa do prefeito Edilson Brito, que sempre nos apoia, e está atento a todos os projetos. Muito obrigada!”, disse.

Confira as imagens:

U. E. Sabino Gomes de Lima

Facebook

MAIS ACESSADAS