Connect with us

Vila Nova do Piauí

SETEMBRO AMARELO | Saúde de Vila Nova realiza palestras e chama atenção para o cuidado com a vida

Publicado

em

Em alusão ao Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na noite desta última segunda-feira (20/09), palestras sobre o tema, intitulada “Um olhar para o cuidado”, no Ponto de Cultura.

O encontro foi conduzido pelo cerimonialista Iago Sousa e trouxe como palestrantes, a advogada Yara Moura Bezerra, o psicólogo Tiago Andrade, e a advogada e influenciadora social, Débora Carvalho Silva, que compartilhou sobre relatos sociais de vida.

O evento foi iniciado com a formação da mesa de honra, que além dos palestrantes foi composta pelo prefeito Edilson Brito e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; o vice-prefeito Belim Leal; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; o secretário de Governo, Erivan Brito; a secretária de Administração, Edinete Brito; a secretária de Educação, Antônia Maria; o secretário de Meio Ambiente, Adelino Oliveira; o secretário de Cultura, Miqueias Carvalho; os vereadores Enéas Abreu, Irmã Eliésia, Adonelys Araújo e Dorgivaldo Paulo.

Iniciando os pronunciamentos, a secretária de Saúde Almerinda Luz, saudou a todos os presentes, agradeceu a dedicação da equipe que compõe a pasta pela colaboração na realização do evento, e ao prefeito Edilson Brito que sempre abraça as causas e contribui com as ações.  

Almerinda Luz ainda leu um texto motivacional da autora Fátima Marchetti, que diz: “Não desista de você. Todos podem desistir de você, mas você é o único que não pode. Por mais que a vida pareça escura, sem brilho lembre-se você está vivo (.,,).O amanhã depende de você. Pense em quantas pessoas precisam do seu carinho, do seu amor, não é só o dinheiro que alimenta o ser humano, faz falta, sim para todos nós, mas precisamos pensar em tantos outros alimentos que nos mantém vivos e que nos dá forças para não desistir. Você encontrará forças para derrubar uma parede, destruir obstáculos e enfrentará qualquer desafio que a vida lhe impôs. Erga sua cabeça, amanhã será um novo dia e a estrela que inundou seu coração, agora dá lugar ao sol que vai nascer”.

Em seu discurso, o prefeito Edilson Brito, disse que a pandemia afetou mais ainda a saúde mental das pessoas. Por isso, se faz mais necessário à realização da campanha, e a participação de toda a sociedade na luta da valorização pela vida.

“A presença de todos vocês nos orgulha muito e tenho certeza que será um momento muito enriquecedor, pois é um tema muito importante que meche com o emocional e com a vida de cada um de nós. Estamos vivendo uma época muito difícil e eu gosto de dizer para os meus alunos e para os meus amigos que estamos vivendo duas etapas, uma antes e uma pós-pandemia, o que não é fácil e acontecem muitos casos de depressão. Essas palestras são muito importantes e esperamos que as pessoas vejam que falar pode ajudar. Estamos aqui para que qualquer indivíduo que precise ou conheça alguém que precise de ajuda deve procurar atendimento, e os mesmos serão acolhidos e atendidos pela nossa equipe de profissionais e rede de apoio Ouça, converse, oriente e ajude, pois cada vida importa. Agir salva vidas”, pontuou o gestor!

A advogada Yara Moura Bezerra abordou sobre a temática Setembro Amarelo e o Respeito e Garantia dos Direitos.

“O setembro amarelo é uma campanha que existe desde 2015 e vem sendo desenvolvida no Brasil e tem conseguido muitos benefícios, pois tem amadurecido o debate acerca sofrimento emocional, da dor cívica, da idealização suicida, nos livrando dos extremos, do extremo do silêncio ou do sensacionalismo de tratar de uma forma desrespeitosa, a evolução a cada ano, da forma como o setembro amarelo vem sendo desenvolvido tem nos dado responsabilidade para tratar o tema de maneira respeitosa, com a seriedade que precisa ser tratado”, explicou.

Em continuidade, o psicólogo Tiago Andrade, abordou sobre a psicologia humana, como prevenir o suicídio, as formas de identificar as pessoas e os sinais de alerta, como combater a depressão, exercer o autocuidado e como cuidar do outro. “A nossa vida é um fator determinante para os processos que a gente vive”, enfatizou.

Publicidade

A advogada e influenciadora social, Débora Carvalho Silva, na sua fala falou sobre a campanha e relatou vivências, encorajando as pessoas a se conhecerem, a se posicionarem, a lutar pelo respeito e pela vida.

“O olhar para o cuidado deve começar por nós mesmos. Não adianta eu olhar para vocês, se eu não olhar para mim. A coisa mais importante no mundo é o autoconhecimento, ou seja, a partir do momento que você se conhece e você tem coragem de mostrar quem você é, as pessoas vão começar a lhe respeitar”, disse Débora.

Por fim, o enfermeiro Dayro Coutinho falou sobre a campanha Setembro Amarelo, e fez um pronunciamento direcionado ao público informando que a Saúde Municipal encontra-se de portas abertas para falar sobre saúde sexual, reprodutiva, clínica e principalmente sobre saúde mental, reforçando que ouvir não custa nada e agir salva vidas.

“No mês de setembro temos um olhar especial, e esse mesmo apoio que vocês encontraram nas falas, vocês tem a disposição no dia a dia, nos nossos serviços. Nos procurem, aceitem a nossa ajuda. Estamos tentando disponibilizar para o povo de Vila Nova o atendimento mais individualizado, humanizado possível. É muito bom ver pessoas tão gabaritadas e de vasta experiência   virem até aqui enriquecer o nosso conhecimento, mas saibam que estamos diuturnamente na UBAS, na sala da psicóloga, do enfermeiro, dos médicos, na sala da secretária. Não esqueçam que a Atenção Básica é a porta de entrada de todo e qualquer cidadão, então as nossas portas seguem abertas para ouvi-los e ajuda-los”, disse Dayro.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS