Connect with us

Jaicós

Três Requerimentos são aprovados em sessão da Câmara Municipal de Jaicós

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou na manhã desta sexta-feira, 18 de setembro, mais uma  sessão ordinária da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Márcio Crisanto e contou com as presenças de outros parlamentares.

Sem Projeto do Executivo, foram discutidos, votados e aprovados, por unanimidade entre os presentes, três Requerimentos do Legislativo, solicitando melhorias para o município de Jaicós.

No Requerimento nº 03\2020, de autoria da vereadora, Sirlene Lopes, foi reivindicado a colocação de iluminação (braços e lâmpadas) no bairro Nossa Senhora das Mercês (conhecido como bairro novo). O documento é direcionado ao prefeito, Ogilvan da Silva Oliveira e ao secretário de Obra, Luvercy Carvalho.

Segundo a parlamentar, os moradores do Bairro Novo, principalmente, nas proximidades do terreno da associação dos criadores de ovinos e caprinos – ACOC, reclamam da escuridão, pois há os postes, porém, sem nenhuma iluminação. Ela afirmou ainda que a população paga caro para ter iluminação pública.

“A responsabilidade pela iluminação pública é da Prefeitura, sendo incluindo entre eles, a prestação do serviço público de interesse local e de caráter essencial conforme o inciso V do Artigo 30 da Constituição”, concluiu Sirlene.

Publicidade

No segundo Requerimento aprovado, o vereador Divino Macedo, solicitou ao governo municipal, a disponibilização de um tanque de água com profissionais capacitados para a prevenção e combate de incêndios no município.

O vereador justificou a reivindicação. “Estamos em um período quente onde as queimadas são frequentes em matas, como também em residências. Recentemente houve um incêndio na casa da Sra. Josete, onde a mesma perdeu praticamente tudo, e o vizinho Pedrinho com uma D-20 foi que ajudou a conter o incêndio. Por isso, peço ao gestor que faça a aquisição de um tanque de 3ml com um profissional capacitado, para que possa agir em situações de incêndios em nosso município, facilitando a chegada e também a facilidade de abastecimento”, disse.

Em outro Requerimento, direcionado ao governo municipal, o vereador Benedito Alencar, solicitou que seja realizado o mapa atualizado com a inclusão de novas ruas com edificações e ruas projetadas, bem como a numeração dos imóveis construídos e limites por Sistema de Posicionamento Global – GPS da Zona Urbana da cidade, colocando placas indicativas com nome de ruas, avenidas, travessas e bairros.

Segundo ele, o último mapa foi feito no ano de 2010. “Após dez anos a cidade avançou muito, principalmente nos Bairros Nossa Senhora das Mercês, João Antônio de Oliveira (João Melé), Antônio Rodrigues Bezerra (Ceramista Antônio de Júlio), Nova Olinda, Armínio José de Sousa (Pedrinhas) e Serranópolis dentre outros, e muitas ruas novas não constam no Mapa atual” , explicou.

Dentre outros pontos, ele justificou também que os nomes das ruas, avenidas, travessas e bairros com a devida numeração, além de organizar a cidade facilita o trabalho dos correios, que leva em consideração apenas os endereços oficiais. “A ausência de numeração acarreta confusão por parte dos moradores, que usam as numerações colocadas pelos Agentes de Endemias, que não são oficiais para os correios”, disse.

Publicidade

Na mesma sessão,  foi apresentado o Projeto de Lei nº 14\2020, de autoria do vereador Benedito Alencar, que declara de utilidade pública a Associação Cultura Solon Reis – ASSCULSOL e dá outras providências.

Além do presidente da mesa diretora da Casa, Wander Freitas Crisanto, também estiveram presentes na sessão os vereadores  Benedito Alencar, Ednaldo Carvalho Santana, João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho, Jozete Alves de Carvalho, a Pretinha, Jessé Gonçalo da Silva, Irmão Jessé, Maria Sirlene Lopes Silva Barros,  e Antônio Robert Silveira Reis.

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS