Estado do Piauí é condenado a indenizar mãe de detento morto em presídio
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 06/12/17

Estado do Piauí é condenado a indenizar mãe de detento morto em presídio

O juiz de direito Rodrigo Alaggio Ribeiro, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, condenou o Estado do Piauí a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil a Maria Antônia Alves de Oliveira. A sentença foi dada em 1º de setembro deste ano.

Segundo a autora, o seu filho, Klécio José Reis Martins, teve a prisão preventiva decretada em função de não ter sido encontrado para citação pessoal referente a um processo e que sob a custódia do Estado, o mesmo foi espancado e morto durante um banho de sol dos detentos na Casa de Custódia de Teresina.

Ainda de acordo com a autora, antes de ser preso, o filho exercia a função de eletricista e ganhava, em média, dois salários mínimos, remuneração esta que sustentava a família.

Devidamente citado, o Estado do Piauí apresentou contestação alegando ausência de responsabilidade civil do estado por ter sido o ato praticado por terceiro e por culpa exclusiva da vítima.

Em sua decisão, o juiz destacou que em caso de homicídio de um detento praticado por outro detento aplica-se a teoria da responsabilidade objetiva do Estado, porque os presos estão sob a tutela estatal tendo sido apreendidos por ato comissivo do Estado.

“O que se extrai dos autos é que o Estado foi omisso na adoção de medidas para garantir a integridade física dos presos já que o homicídio em questão foi praticado no pátio da Casa de Detenção, durante o banho de sol dos detentos, ocasião em que a atenção dos agentes deveria ser redobrada, em razão da exposição dos detentos”, destacou o magistrado.

O juiz então julgou procedente em parte a ação negando o pedido de indenização por danos materiais correspondentes ao pagamento de pensão alimentícia porque a autora não comprovou a dependência econômica e condenando o Estado por danos morais.

Fonte: GP1

Foto: reprodução

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Oito pessoas são presas em nova operação de combate ao tráfico de drogas no interior do Piauí

Oito pessoas já foram presas em uma operação deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (20), ação conjunta entre as polícias Civil e Militar do Piauí. Além das prisões, uma

NOTÍCIA DESTAQUE

Moto furtada é encontrada abandonada no DNER em Picos

Na manhã desta quinta-feira (11), populares acionaram o COPOM (Centro de Operações), do 4º BPPM (Batalhão da Polícia Militar), para informar que uma motocicleta havia sido abandonada na Rua Joaquim

NOTÍCIA DESTAQUE

CASO CASTELO | Pai de menor envolvido em estupro é preso por mostrar partes íntimas

O pai de um dos menores acusados de participar do estupro coletivo na cidade de Castelo do Piauí – o mais novo entre os quatro – conhecido como “Nego Beiço”, foi