Connect with us

DESTAQUES

Bombeiros apagam incêndio florestal no Parque Nacional Serra das Confusões, no sudeste do Piauí

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros anunciou que conseguiu, nesta terça-feira (24), apagar o incêndio florestal que atingiu a área do Parque Nacional Serra das Confusões que fica no território dos municípios de Cristino Castro e em Caracol. Pequenos focos de incêndio e alguns pontos onde o fogo pode se reacender ainda seguem sendo monitorados pelos brigadistas.

Segundo o capitão William Borges, do Corpo de Bombeiros, o fogo foi extinto na noite de terça-feira (24). O combate ao fogo foi feito pelo Corpo de Bombeiros, policiais militares, ICMBio e brigadistas do Prev Fogo, do Ibama. Os profissionais contaram com pick-ups equipadas com mangueiras de alta pressão, de helicópteros e pequenos aviões.

“Foram cinco dias combatemos usando aernoaves, levando equipamentos e pessoal para os locais, abrindo clareiras… a aeronave foi um vetor essencial para a extinção das chamas. Mas claro, sem o fator humano, jamais conseguiríamos”, comentou o capitão William Borges.

O incêndio florestal de grandes proporções que atingiu a região do Parque Nacional da Serra das Confusões, no Sul do Piauí, causou grandes estragos na vegetação de pelo menos duas cidades, Cristino Castro e Caracol.

Imagens feitas pelo Corpo de Bombeiros em um helicóptero registraram a extensão da linha de fogo, com cerca de 10 quilômetros, em Cristino Castro. Em Caracol, o incêndio devastou áreas de pasto.

Publicidade

O fogo começou, há dias, na zona rural de Campo Alegre de Lourdes (BA), na divisa com o Piauí. Moradores da região lamentam o prejuízo, porque parte da vegetação atingida servia como pasto para animais. O fogo também se aproximou das áreas de visitação do parque, na zona rural de Caracol.

O Parque Nacional da Serra das Confusões, a maior reserva natural da caatinga, e o maior parque do tipo no Nordeste, com cerca de 823 mil hectares. Apenas 3% da área do parque foram explorados. A área abrange mais de 10 municípios piauienses: Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurguéia, Santa Luz e Tamboril do Piauí.

Fonte: G1 PI /  Foto: Reprodução/TV Clube

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS