Connect with us

DESTAQUES

Covid-19: quase 50 mil pessoas vão tomar a dose de reforço da vacina Janssen no Piauí

Publicado

em

Quase 50 mil pessoas devem receber a dose de reforço contra a Covid-19 do imunizante Janssen no estado do Piauí, informou a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) nesta sexta-feira (26). A previsão é de que a vacinação comece em dezembro deste ano, mas isso vai depender da liberação do imunizante pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Sesapi, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica recomendando a aplicação dose de reforço para quem recebeu o imunizante da Janssen, que é dose única. O intervalo mínimo para receber a dose de reforço ficou estabelecido para um período mínimo de dois meses, podendo ser de até seis meses.

No Piauí a dose única foi aplicada em 49.800 mil pessoas. O primeiro lote foi recebido em 24 de junho e o último em 7 de agosto deste ano. Como o prazo de vacinação da dose de reforço deve ser de até 6 meses, para alguns dos vacinados a aplicação já deve ocorrer em dezembro.

Vacinas da Janssen  — Foto: Raiza Milhomem/Secom/Divulgação

Vacinas da Janssen — Foto: Raiza Milhomem/Secom/Divulgação

Contudo, a Sesapi informou que a vacinação só vai acontecer conforme a liberação das doses pelo Ministério da Saúde. Até o momento, 2 milhões de doses da Jassen estão em análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e a previsão de liberação é a partir de 5 de dezembro para serem distribuídas para os estados.

A Sesapi explicou que em todo o país, 2,8 milhões de doses devem ser entregues no começo de dezembro deste ano e o restante até o fim do mês.

Publicidade

O Ministério da Saúde ainda emitiu outra nota técnica informando que as gestantes e puérperas que receberam a Jassen, devem receber a dose de reforço da Pfizer, respeitando o intervalo de dois meses, podendo chegar a seis meses.

Reduções nas doses de reforço

Os demais imunizantes também estão tendo reduções no tempo de intervalo para aplicação da dose de reforço. Atualmente, a aplicação da CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca, passou de seis para cinco meses.

Já os imunossuprimidos o tempo para receber a dose de reforço é de apenas 28 dias após a segunda dose.

No Piauí, a aplicação da dose de reforço já pode ser realizada com pessoas com 18 anos ou mais, que estão dentro desse prazo mínimo de cinco meses entre a segunda dose.

A vacinação é realizada pelos municípios, que são os responsáveis pelos devidos cronogramas de vacinação, assim como a determinação da faixa etária que será vacinada.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS